Cirurgia ortognática em pacientes com padrão facial II é uma das mais comuns de serem realizadas. A deformidade dentofacial representada pelo padrão facial 2, caracteriza-se... Leia mais
A disjunção rápida de maxila cirurgicamente assistida é sem dúvida alguma um ponto muito controverso na ortodontia. Isto devido a dificuldade de identificar quando indicar... Leia mais
A cirurgia ortognática é uma das modalidades de tratamento para a ‘Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono’. Esta síndrome, caracteriza-se principalmente pela dificuldade de... Leia mais
8 anosCirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais
A cirurgia ortognática para correção do padrão facial 3 esta entre as mais frequentes que são realizadas. Isto deve-se ao fato que o perfil destes pacientes chamam mais a... Leia mais
Quando indicar uma cirurgia ortognática?
Esta é uma pergunta que ainda gera muitas dúvidas para ortodontistas e pacientes. O maior problema que eu costumo ver, é quando do... Leia mais
A cirurgia ortognática para tratamento do sorriso gengival é uma modalidade de tratamento que consiste em tornar o sorriso mais harmônico e natural. Na grande maioria dos... Leia mais
RELAÇÃO ENTRE CIRURGIA ORTOGNÁTICA E DISFUNÇÃO DE ATM
A relação entre cirurgia ortognática e disfunção de ATM esta muito bem sedimentada atualmente. Algum... Leia mais tempo atrás, acreditava-se que as maloclusões e/ou deformidades dentofaciais eram os principais fatores etiológicos que causavam dores faciais e/ou disfunção da articulação temporomandibular. Portanto, pacientes que apresentavam deformidades dentofaciais recebiam indicação de cirurgia ortognática, tendo como um dos objetivos, resolver o quadro de dor produzido pela disfunção de ATM. Infelizmente, não podemos afirmar isto para todos pacientes. As causas da disfunção de ATM e dor orofacial são muito complexas e não diz respeito somente a maloclusão ou deformidades dentofaciais.
Há pacientes que convivem sua vida adulta toda com deformidades dentofaciais, que não foram submetidos a cirurgia ortognática, que nunca tiveram queixa de sintomas relacionados com disfunção de ATM e/ou dor orofacial. Entretanto, há pacientes com a oclusão perfeita e sem nenhum tipo de deformidade dentofacial que apresentam queixas de dor orofacial ou sinais de disfunção de ATM.
Então, o que devemos ter em mente é que a cirurgia ortognática deve ser indicada para corrigir a deformidade dentofacial, proporcionando melhor harmonia facial e não com objetivo principal de tratar dor. Caso o paciente apresente também um quadro de disfunção de ATM ou dor orofacial associado à deformidade dentofacial, este quadro deve ser entendido como uma entidade a parte e deve ser tratado seguindo os protocolos apropriados para cada caso. Caso o paciente pertença a uma minoria com diagnóstico de disfunção de ATM com indicação de cirurgia de ATM, está poderá ser feita antes ou simultaneamente à cirurgia ortognática. Se o quadro de disfunção de ATM tiver indicação de tratamento clínico, este deverá ser feito antes da cirurgia ortognática, mesmo que seja necessário interromper temporariamente o tratamento ortodôntico pré-cirúrgico caso o mesmo já tenha sido iniciado.
Acesse os links abaixo para mais informações ou para deixar um recado. Uma excelente semana à todos.
Informe-se sobre as principais deformidades dentofaciais que são tratadas através da CIRURGIA ORTOGNÁTICA juntamente com a ORTODONTIA.
Acesse:... Leia mais https://cirurgiaortognatica.blog/o-que-e-cirurgia-ortognatica/
O planejamento virtual em cirurgia ortognática esta cada vez mais presente entre os cirurgiões para o tratamento das deformidades dentofaciais.
Para o cirurgião bucomaxilo, o... Leia mais
DENTES DO SISO https://cirurgiaortognatica.blog/2017/10/14/dentes-do-siso/
São considerados dentes retidos ou inclusos aqueles... Leia mais dentes que após passado o tempo normal de sua erupção não atingem a sua posição na arcada dentária. Quando o dente consegue erupcionar apenas parcialmente ele recebe a classificação de dente semi-retido. Qualquer dente pode se tornar retido, entretanto, os dentes que mais comumente ficam retidos são os terceiros molares (dentes do siso).
Por que remover os dentes do siso, quando retidos ou inclusos, em pacientes que irão se submeter a cirurgia ortognática e também em pacientes que não precisam de cirurgia ortognática?
Remover dentes retidos assim que eles são diagnosticados, pode significar prevenir problemas futuros. Deixar um dente retido em sua posição e só indicar a remoção caso ele venha a causar problemas, pode causar um prejuízo muito grande para o paciente, que vai desde a perda de um dente saudável adjacente ao dente retido, até a necessidade de grandes cirurgias para remoção de cistos ou tumores que podem se originar a partir destes dentes retidos.
Para os pacientes com deformidades dentofaciais que irão se submeter a cirurgia ortognática, a remoção dos dentes do siso é quase que obrigatória, uma vez que, os dentes do siso inferiores, estão localizados em uma região onde a cirurgia ortognática irá ser realizada na grande maioria dos casos. É possível remover os dentes do siso durante a cirurgia ortognática, mas esta opção não é a melhor nem a mais segura. O ideal é que o paciente remova os dentes dos siso pelo menos 4 meses antes da cirurgia ortognática. Assim, haverá tempo suficiente para que ocorra uma boa formação óssea na região onde o dente do siso foi removido, consequentemente, o cirurgião terá mais facilidade e segurança para realizar a cirurgia ortognática, sem a presença dos dentes do siso que poderiam dificultar o procedimento.
A cirurgia para a remoção dos dentes do siso é um procedimento que, ao meu ver, deve ser realizada pelo especialista em cirurgia bucomaxilo, porque em muitos casos a falta de experiência e preparo do profissional para lidar com todos os detalhes desta cirurgia e do pós-operatório, pode ocasionar sérios transtornos para o paciente que poderiam ser evitados nas mãos de um especialista que foi treinado e preparado exaustivamente para isto. Remover dentes retidos ou dentes dos siso é uma cirurgia que eu faço quase que diariamente com enorme prazer e satisfação.
Gostar • Dr. Roberto Júnior, Dr. Gabriel Barbério e mais 15 pessoas gostaram