Quando Indicar uma Cirurgia Ortognática

  Artigo, 25 de Mar de 2015

Quando indicar uma cirurgia ortognática?

Esta é uma pergunta que ainda gera muitas dúvidas para ortodontistas e pacientes. O maior problema que eu costumo ver, é quando do inicio do tratamento ortodôntico em um paciente adulto com deformidade dentofacial, ser diagnosticado somente a maloclusão (mordida errada) e não a deformidade esquelética ou facial. Em muitas situações, a deformidade facial é até identificada, porém, ela é negligenciada e fica estipulado somente um plano de tratamento ortodôntico, visando tão somente corrigir a maloclusão ou, às vezes, umatentativa’ de corrigir a maloclusão ou amenizar o problema.

Quando um paciente apresenta uma deformidade dentofacial (maloclusão + deformidade facial), é fundamental que o mesmo receba o diagnóstico correto e seja informado de todas as possibilidades de tratamentos possíveis, bem como os resultados que cada tipo de tratamento pode alcançar. Estas informações devem ser passadas ao paciente, preferencialmente, antes do inicio de qualquer tipo de tratamento ortodôntico.

Quando estamos diante de um caso cuja deformidade dentofacial é muito significativa, seja qual for o tipo desta deformidade, o diagnóstico e tratamento são muito claros e, o próprio paciente, mesmo antes de procurar o tratamento, sabe que irá precisar fazer uma cirurgia. Nestes casos, o ortodontista sabe que sem a cirurgia não há como tratar somente com ortodontia, portanto, não há dificuldade em passar o plano de tratamento ortodôntico-cirúrgico para o paciente e, o mesmo, aceita a cirurgia ortognática com facilidade e até sonha com o dia em que ela será realizada, pois somente o paciente portador de uma grande deformidade dentofacial sabe o quanto isto atrapalha sua vida pessoal e profissional.

A dúvida em indicar uma cirurgia ortognática surge quando estamos diante de uma deformidade dentofacial ‘de menor proporção’, que tem menos repercussão de caráter estético. Mas precisamos lembrar que mesmo nestes casos, a deformidade esquelética existe e tem indicação de ser corrigida. Caso o ortodontista julgue que é possível corrigir a maloclusão somente com ortodontia e, o resultado deste tratamento seja estável e duradouro ao longo da vida do paciente, isto poderá ser feito sem problemas, desde que o paciente também tenha acesso a informação de que se o tratamento ortodôntico-cirúrgico (cirurgia ortognática) for realizado, os benefícios funcionais (oclusão e respiração) e estéticos (harmonia facial) serão muito superiores em resultado, que somente o tratamento ortodôntico isolado. Portanto, nestes casos de deformidades dentofaciais ‘de menor proporção’, é muito importante expor ao paciente os dois possíveis planos de tratamento, para que a vontade do paciente prevaleça sobre a vontade do ortodontista ou do cirurgião bucomaxilofacial.

Uma excelente semana à todos! Para deixar um recado ou informar-se mais sobre outros assuntos acesse:

Blog sobre cirurgia ortognática: http://www.plasticaebucomaxilo.wordpress.com

http://www.plasticaebucomaxilo.com

http://www.facebook.com/plasticaebucomaxilo

Fotos do artigo

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autor

Veja mais

Alexandre Augusto

Cirurgia Ortognática - Bucomaxilo

 São Paulo, SP

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Alfenas / UNIFAL-MG. Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo Hospital Central da Irmandade da... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Alexandre e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook