Cirurgia Ortognática e Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono

  Artigo, 25 de Set de 2015

A cirurgia ortognática é uma das modalidades de tratamento para a ‘Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono’. Esta síndrome, caracteriza-se principalmente pela dificuldade de uma respiração adequada quando o indivíduo esta dormindo, sendo observado sucessivas paradas na respiração por períodos curtos e, muitos pacientes apresentam também roncos. Isto proporciona ao indivíduo noites mal dormidas, sem um sono reparador, fazendo que no dia seguinte a pessoa se sinta cansada e sonolenta, como se não tivesse dormido quase nada. Por sua vez, esta dificuldade em respirar durante o sono, pode ser consequência de obstruções nasais ou devido a uma diminuição do espaço para o ar passar nas vias aéreas superiores e/ou na nasofaringe. Muitas vezes, esta diminuição no espaço para a passagem do ar é devido a presença de uma deformidade dentofacial. Pacientes obesos também são mais susceptíveis a desenvolver esta síndrome. Quando o paciente apresenta uma deformidade dentofacial associado ao quadro de ‘apneia obstrutiva do sono’, a simples correção desta deformidade através da cirurgia ortognática, pode quase que invariavelmente, diminuir significativamente os episódios de apneia durante o sono e, consequentemente, melhorar a qualidade do sono e da vida destes pacientes.

É fundamental que o diagnóstico da ‘Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono’ seja realizado por um médico otorrinolaringologista. Porém, o diagnóstico da deformidade dentofacial e a realização da cirurgia ortognática, são realizados pelo cirurgião bucomaxilofacial. Pacientes portadores desta síndrome e que não apresentam deformidades dentofaciais aparente, podem em casos muito selecionados, a depender da gravidade dos episódios de apneia, também se submeterem a cirurgia ortognática, uma vez que o otorrinolaringologista descarte a possibilidade de melhora do caso através de procedimentos otorrrinolaringológicos.

Muito obrigado! Para saber mais sobre este ou outros assuntos ou para deixar um recado, acesse:

Blog Cirurgia Ortognática: http://www.cirurgiaortognatica.blog

https://www.facebook.com/alexandreaugustoferreiradasilva

Fotos do artigo

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autor

Veja mais

Alexandre Augusto

Cirurgia Ortognática - Bucomaxilo

 São Paulo, SP

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Alfenas / UNIFAL-MG. Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo Hospital Central da Irmandade da... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Alexandre e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook