Tópico, 16 de Out de 2017

Dente do siso inferior retido (seta) causando perda óssea ao redor do segundo molar. Esta perda óssea é muito prejudicial ao segundo molar, podendo acelerar o processo de perda deste dente. O quanto antes remover este dente do siso, melhor será para o segundo molar.

Dente do siso inferior retido (seta) causando perda óssea ao redor do segundo molar. Esta perda óssea é muito prejudicial ao segundo molar, podendo acelerar o processo de perda deste dente. O quanto antes remover este dente do siso, melhor será para o segundo molar.

DENTES DO SISO
https://cirurgiaortognatica.blog/2017/10/14/dentes-do-siso/

São considerados dentes retidos ou inclusos aqueles dentes que após passado o tempo normal de sua erupção não atingem a sua posição na arcada dentária. Quando o dente consegue erupcionar apenas parcialmente ele recebe a classificação de dente semi-retido. Qualquer dente pode se tornar retido, entretanto, os dentes que mais comumente ficam retidos são os terceiros molares (dentes do siso).

Por que remover os dentes do siso, quando retidos ou inclusos, em pacientes que irão se submeter a cirurgia ortognática e também em pacientes que não precisam de cirurgia ortognática?

Remover dentes retidos assim que eles são diagnosticados, pode significar prevenir problemas futuros. Deixar um dente retido em sua posição e só indicar a remoção caso ele venha a causar problemas, pode causar um prejuízo muito grande para o paciente, que vai desde a perda de um dente saudável adjacente ao dente retido, até a necessidade de grandes cirurgias para remoção de cistos ou tumores que podem se originar a partir destes dentes retidos.

Para os pacientes com deformidades dentofaciais que irão se submeter a cirurgia ortognática, a remoção dos dentes do siso é quase que obrigatória, uma vez que, os dentes do siso inferiores, estão localizados em uma região onde a cirurgia ortognática irá ser realizada na grande maioria dos casos. É possível remover os dentes do siso durante a cirurgia ortognática, mas esta opção não é a melhor nem a mais segura. O ideal é que o paciente remova os dentes dos siso pelo menos 4 meses antes da cirurgia ortognática. Assim, haverá tempo suficiente para que ocorra uma boa formação óssea na região onde o dente do siso foi removido, consequentemente, o cirurgião terá mais facilidade e segurança para realizar a cirurgia ortognática, sem a presença dos dentes do siso que poderiam dificultar o procedimento.

A cirurgia para a remoção dos dentes do siso é um procedimento que, ao meu ver, deve ser realizada pelo especialista em cirurgia bucomaxilo, porque em muitos casos a falta de experiência e preparo do profissional para lidar com todos os detalhes desta cirurgia e do pós-operatório, pode ocasionar sérios transtornos para o paciente que poderiam ser evitados nas mãos de um especialista que foi treinado e preparado exaustivamente para isto. Remover dentes retidos ou dentes dos siso é uma cirurgia que eu faço quase que diariamente com enorme prazer e satisfação.

Muito obrigado pela atenção!

Saiba mais sobre cirurgia ortognática acessando:

www.cirurgiaortognatica.blog

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este tópico.

Autor

Veja mais

Alexandre Augusto

Cirurgia Ortognática - Bucomaxilo

 São Paulo, SP

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Alfenas / UNIFAL-MG. Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo Hospital Central da Irmandade da... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Alexandre e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook