Tópico, 07 de Mai de 2015

Articulação Temporomandibular (ATM)

Articulação Temporomandibular (ATM)

RELAÇÃO ENTRE CIRURGIA ORTOGNÁTICA E DISFUNÇÃO DE ATM

A relação entre cirurgia ortognática e disfunção de ATM esta muito bem sedimentada atualmente. Algum tempo atrás, acreditava-se que as maloclusões e/ou deformidades dentofaciais eram os principais fatores etiológicos que causavam dores faciais e/ou disfunção da articulação temporomandibular. Portanto, pacientes que apresentavam deformidades dentofaciais recebiam indicação de cirurgia ortognática, tendo como um dos objetivos, resolver o quadro de dor produzido pela disfunção de ATM. Infelizmente, não podemos afirmar isto para todos pacientes. As causas da disfunção de ATM e dor orofacial são muito complexas e não diz respeito somente a maloclusão ou deformidades dentofaciais.

Há pacientes que convivem sua vida adulta toda com deformidades dentofaciais, que não foram submetidos a cirurgia ortognática, que nunca tiveram queixa de sintomas relacionados com disfunção de ATM e/ou dor orofacial. Entretanto, há pacientes com a oclusão perfeita e sem nenhum tipo de deformidade dentofacial que apresentam queixas de dor orofacial ou sinais de disfunção de ATM.

Então, o que devemos ter em mente é que a cirurgia ortognática deve ser indicada para corrigir a deformidade dentofacial, proporcionando melhor harmonia facial e não com objetivo principal de tratar dor. Caso o paciente apresente também um quadro de disfunção de ATM ou dor orofacial associado à deformidade dentofacial, este quadro deve ser entendido como uma entidade a parte e deve ser tratado seguindo os protocolos apropriados para cada caso. Caso o paciente pertença a uma minoria com diagnóstico de disfunção de ATM com indicação de cirurgia de ATM, está poderá ser feita antes ou simultaneamente à cirurgia ortognática. Se o quadro de disfunção de ATM tiver indicação de tratamento clínico, este deverá ser feito antes da cirurgia ortognática, mesmo que seja necessário interromper temporariamente o tratamento ortodôntico pré-cirúrgico caso o mesmo já tenha sido iniciado.

Acesse os links abaixo para mais informações ou para deixar um recado. Uma excelente semana à todos.

Blog sobre Cirurgia Ortognática: http://www.plasticaebucomaxilo.wordpress.com

http://www.plasticaebucomaxilo.com

http://www.facebook.com/plasticaebucomaxilo

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este tópico.

Autor

Veja mais

Alexandre Augusto

Cirurgia Ortognática - Bucomaxilo

 São Paulo, SP

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Alfenas / UNIFAL-MG. Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo Hospital Central da Irmandade da... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Alexandre e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook