Prótese Total Mucosuportada

  Caso clínico, 14 de Mar de 2012

Resumo

Paciente, 65 anos, sexo masculino, procurou a Clínica Odontológia M & M Dentalli com a seguinte queixa: recolagem frenquente dos dentes anteriores da prótese com superbonder e insatisfação com a estética. O mesmo foi submtido a exame clínico + fotografias + exame radiográfico panorâmico complementar. O plano de tratamento foi decidido conforme orientação e escolha do paciente. Foi realizado a confeção de próteses totais mucosuportadas superior e inferior para restabelecimento funcional e estético do paciente.

Fotos do caso

Conclusão

A instalação das próteses totais deve ser realizada de maneira criteriosa pelo profissional, observando a sua retenção, sua estabilidade e seu suporte, assim como a oclusão, as áreas de compressão, a estética e a fonética fornecidas pelas mesmas. O paciente deve ser estimulado a utilizar as novas próteses e educado quanto as suas limitações. Além disso, as informações quanto aos cuidados e à higienizarão devem ser fornecidas no ato da instalação das próteses.

Ainda, o tratamento reabilitador com próteses totais será concluído somente após a realização dos controles posteriores. Esse período pós-instalação é considerado crucial, pois, na maioria das vezes, a percepção do paciente quanto ao sucesso de suas próteses ocorre durante essa fase de adaptação.

http://rou.hostcentral.com.br/PDF/v35n1a08.pdf

Referências

Barbosa DB, Barão VAR, Assunção WG, Gennari Filho H, Goiato MC. Complete denture insertion: a review. Rev Odontol UNESP. 2006; 35(1): 53-60.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autor

Veja mais

Dr. Maurício Santos

Cirurgião-Dentista

 Criciúma, SC

O sorriso é o traço mais marcante da nossa fisionomia. Por meio dele nos apresentamos e marcamos presença na sociedade. Já a boa saúde bucal é essencial para a qualidade de... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Leia também

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Maurício e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook