Reestabelecimento da Função e Estética Através de Procedimentos Clínicos Integrados - Parte1

  Caso clínico, 15 de Mar de 2012

Resumo

Paciente, 20 anos, sexo masculino, procurou a Clínica Odontológica M &M Dentalli com as sequintes queixas: vergonha, dificuldade de relacionamento interpessoal e principalmente pela dificuldade de alimentação devido aos fragmentos dentais se misturarem ao bolo alimentar. Paciente relatou ainda que sua higiene consistia apenas em bochechos com água 2x/dia sendo de manhã e a noite. Clinicamente apresentava-se com restos radiculares, lesões carioras, fístulas, edema e dor.

Este trabalho descreve a abordagem das disciplinas odontológicas que, quando aplicadas em conjunto, proporcionam o restabelecimento da saúde do paciente e elevação de sua auto-estima.

A atuação do Cirurgião-dentista atualmente deve ser mais ampla, pois está em suas mãos a grande responsabilidade de proporcionar saúde bucal e bem-estar ao seu paciente. Para tal, sua concepção de Odontologia deve estar direcionada para as atuais necessidades do indivíduo.

A execução de um trabalho que envolva reabilitação deve ser ditada pela devolução da função, da estética, da fonética, pela facilidade de higienização e pela preservação dos tecidos adjacentes.

Fotos do caso

Conclusão

Nesta primeira etapa pudemos observar que a abordagem odontológica integrada das especialidades pode proporcionar o restabelecimento do sorriso do paciente e, conseqüentemente, elevar sua auto-estima e bem-estar social.

Este paciente foi orientado quanto a necessidade de continuidade do tratamento ortodôntico e posterior finalização com tratamento protético.

Referências

FERNANDES NETO, A.J.; PRADO, C.J. do; NEVES, F.D. Relação cêntrica: a posição de referência para reabilitação oclusal. PCL – Revista Brasileira de Prótese Clínica & Laboratorial, Curitiba, v.4, n.19, maio/jun. 2002. p.202.

MARTINS-SILVA, E.M. et al. Importância da reabilitação estética e funcional sobre os aspectos pessoais e sociais. Caso clínico. PCL – Revista Brasileira de Prótese Clínica & Laboratorial, Curitiba, v.4, n.18, mar./abr. 2002. p.109.

MEZZOMO, Élio. Reabilitação Oral – Para o Clínico. 3. ed. São Paulo: Santos, 2002.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autor

Veja mais

Dr. Maurício Santos

Cirurgião-Dentista

 Criciúma, SC

O sorriso é o traço mais marcante da nossa fisionomia. Por meio dele nos apresentamos e marcamos presença na sociedade. Já a boa saúde bucal é essencial para a qualidade de... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Leia também

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Maurício e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook