Clareamento Dental

  Artigo, 10 de Mai de 2013

O sorriso é a expressão mais espontânea que existe e é entendida em todas as línguas. Ter um sorriso saudável vai muito além de ter dentes bonitos. Os dentes fazem parte de um “sistema” que precisa estar sempre em harmonia: função (mastigação, fala, deglutição), saúde e estética devem andar sempre juntos.

O clareamento (ou branqueamento) dental tem se mostrado como uma forma rápida e eficaz de melhorar a estética do sorriso e, desta forma, se difundiu muito no Brasil e no mundo. Juntamente com esse sucesso do clareamento dental, muitas dúvidas surgiram para aqueles que tem interesse em se submeter a este tratamento. 

Existem diferentes técnicas para o clareamento dental, sendo as mais comuns o clareamento dental caseiro e o clareamento dental de consultório. Abaixo, iremos explicar os dois tipos de tratamento. 

No clareamento dental caseiro, o próprio paciente é quem aplica o gel em seus dentes, com o auxílio de uma moldeira individual de silicone. O tratamento tem uma duração 15 de 45 dias. O gel utilizado é o Peróxido de Carbamida (10% ou 16%) ou Peróxido de Hidrogênio (6 ou 7,5%). O tempo de uso diário depende de cada caso, e será estabelecido pelo dentista que está fazendo seu tratamento. 

O clareamento de consultório, como o próprio nome já diz, é aplicado no consultório odontológico, pelo dentista. Nesse caso, não são usadas moldeiras de silicone. O tratamento consiste na aplicações do gel clareador a base de peróxido de hidrogênio de 15% a 35%, concentração muito mais alta do que a utilizada no gel caseiro. Pode ser utilizada uma fonte luminosa de LED para ativar ainda mais a reação do gel clareador com o dente. Ao contrário do que se ouve, não existe clareamento a “Laser”. O chamado “Laser” nada mais é que uma fonte luminosa de LED.

Os dois tipos de clareamento tem a mesma durabilidade, que irá variar de acordo com os hábitos alimentares e de higiene de cada um. Pacientes que consomem mais café, vinho, coca-cola, açaí e outros alimentos com bastante pigmentos, tem mais chances de seus dentes escurecerem mais rapidamente.

Quem pode fazer clareamento?

Todas as pessoas podem fazer clareamento, desde que estejam com boa saúde bucal (ausência de cáries, inflamações gengivas) e que não tenham alergia ao peróxido de carbamida e/ou de hidrogênio. É importante lembrar também que já devem estar com todos os dentes permanentes formados. 

Tanto no clareamento caseiro, quanto no de consultório, a supervisão do dentista é primordial. Só ele será capaz de orientar o paciente quanto à melhor indicação, forma de tratamento, concentração do gel, duração, e prever a necessidade ou não de troca de alguma ou coroa após o tratamento. Antes de iniciar o tratamento, deve ser feita tomada de cor dos dentes e fotografia inicial para fins de controle da evolução. São necessárias reavaliações semanais que devem ser feitas fotografias intra-orais e nova tomada de cor, para a avaliação da evolução do clareamento e, se necessário, algum ajuste na concentração do gel ou no modo de usar.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autor

Veja mais

Dr. Daniel Guião

Especialista em Implantodontia

 Belo Horizonte, MG

Possui graduação em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011), cuja monografia teve o título: "Alterações dimensionais em moldes de alginato... Leia mais

Cursos Online Dr. Daniel Guião

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Leia também

Implantes Dentários - Dúvidas Frequentes.

  Artigo em Implantodontia

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Daniel e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook