Implantes Dentários - Dúvidas Frequentes.

  Artigo, 11 de Jul de 2013

Aí vão algumas dúvidas que grande parte dos pacientes possuem sobre IMPLANTES DENTÁRIOS

1. Qualquer paciente pode receber um implante?Não. Quem fuma em excesso, tem diabetes e não segue as orientações médicas ou está em tratamento de câncer, hepatite ou osteoporose não é indicada a instalação do implante dentário.

2. Perdi um dente. Se eu não o substituir, o que pode acontecer?Os dentes que estão ao lado do espaço vazio começarão a se inclinar para ocupar o lugar do que está faltando, causando um desarranjo na arcada. O dente antagonista também pode erupcionar ("crescer"), em direção à falha. Tudo isso causa uma grande desarmonia na oclusão do paciente.

3. O que causa a perda do dente?Na maioria dos casos, cáries – principalmente em pessoas com menos de 35 anos. Alterações gengivais devido à má higiene e traumas mastigatórios também podem levar à perda de dentes.

4. O que fazer antes da cirurgia?Inicialmente, é necessária uma boa avaliação de um profissional especializado. Juntamente com exames de imagem (radiografia panorâmica e/ou tomografia computadorizada), um diagnóstico é estabelecido e é traçado um plano de tratamento.Se o tratamento com implantes for indicado, o paciente deve tomar alguns medicamentos para um pós operatório confortável e de sucesso. 

5. Vou sentir dor?Não. O procedimento é todo feito sob anestesia local, e o paciente não sente dor alguma após anestesiado. Após a cirurgia, serão prescritos medicamentos específicos para o controle da dor e antiinflamatórios, a fim de minimizar qualquer desconforto. O paciente deve ficar em repouso absoluto nas 24 horas iniciais e aplicar compressas de gelo externamente à região operada, afim de minimizar ocasionais edemas (inchaços).

6. De que material é feito o implante?O implante nada mais é que um parafuso de titânio, que é inserido diretamente no tecido ósseo do paciente. Por ser um material biocompatível, o titânio não é rejeitado pelo organismo. 

7. Conheço pessoas que perderam implantes já instalados após algum tempo. Por que isso acontece?Infecções, contaminações e excesso de força nos implantes causam uma inflamação ao redor dos mesmos e são as causas mais comuns da perda dos implantes. Por isso, é muito importante a correta higienização da área, respeitar as recomendações pré e pós-cirúrgicas (repouso, uso de medicamentos, higiene da área operada).

8. Em quanto tempo a prótese (coroa) definitiva pode ser instalada?Normalmente, o organismo demora, em média, 3 meses para concluir o processo de osseointegração. Neste processo, o osso "abraça" o implante e este fica totalmente fixado ao osso adjacente.

9. O que é carga imediata? Dependendo do travamento do implante no ato cirúrgico, pode ser instalado um provisório fixado diretamente no implante. Mas esse procedimento deve ser indicado com muita cautela, com uma avaliação bem criteriosa dos hábitos do paciente, e de como foi a cirurgia.

Qualquer outra dúvida, entre em contato pelo email danielguiao@gmail.com

Daniel Guião Fernandes

CRO-MG 40.048

R. Ceará, 1221 sala 802 - Funcionários

Belo Horizonte - MG

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autor

Veja mais

Dr. Daniel Guião

Especialista em Implantodontia

 Belo Horizonte, MG

Possui graduação em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011), cuja monografia teve o título: "Alterações dimensionais em moldes de alginato... Leia mais

Cursos Online Dr. Daniel Guião

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Leia também

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Daniel e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook