Tópico, 21 de Ago de 2012

Um dos casos mais famosos dos nossos dias que mostra a importância do acompanhamento odontológico aos atletas é o episódio que envolve o jogador Ronaldo Fenômeno.

Melhor jogador do mundo por duas vezes e artilheiro da Copa do Mundo de 2002, aos 15 anos, Ronaldo esteve para ser cortado da equipe do São Cristóvão, clube que o revelou, por conta de sua falta de fôlego.

“Mas para a sorte de quem gosta de futebol, o time do subúrbio carioca possuía na comissão técnica um cirurgião-dentista. O futuro craque da seleção tinha dois canais infecciosos e uma enorme falha ortodôntica, além de respirar pela boca. Ao tratar o problema, o jogador passou a ter o mesmo desempenho físico dos demais, pois um atleta que respira pela boca apresenta rendimento físico 21% menor, se comparado ao que respira pelo nariz. Já um canal aberto pode representar uma queda de até 17% no condicionamento”, diz o cirurgião-dentista Hilton Tiba, coordenador do CODEC, - Centro de Odontologia do Esporte do CETAO.

Fonte: ativo.com

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este tópico.

Autora

Veja mais

Dra. Ana Clara

Cirurgiã-Dentista

 Balneário Camboriú, SC

Dra. Ana Clara é Cirurgiã-Dentista em Balneário Camboriú, SC - Brasil. Possui graduação em odontologia pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Leia também

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dra. Ana e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook