Tratamento da Cárie Dentária na Saúde Pública Através do Uso do Diamino Fluoreto de Prata

  Artigo, 16 de Dez de 2010

Cássio Gadelha MARTINS, Flávia Maria Nassar de VASCONCELOS, Andreza Cristina de Lima Targino MASSONI

A cárie dentária é considerada um problema de Saúde Pública devido ao seu impacto na qualidade de vida das pessoas. Esta pode ter o seu avanço limitado se detectada e tratada precocemente. Neste contexto, se faz necessário o uso de agentes capazes de controlar o processo até que a lesão possa receber um tratamento restaurador convencional.Um dos agentes de controle da cárie que tem se mostrado eficaz na redução de sua incidência é o Diamino Fluoreto de Prata (DFP). Assim, este estudo tem como objetivo, discorrer sobre a aplicação do DFP como estratégia de controle da cárie dentária na Saúde Pública. Para tanto, foi realizada uma Revisão da Literatura nas bases de dados MEDLINE, LILACS e BBO. Utilizaram-se como descritores: FLUORETOS, CÁRIE DENTÁRIA, PREVEÇÃO DE DOENÇAS, SAÚDE PÚBLICA e como termos: Diamino Fluoreto de Prata, Prevenção e Controle.

Verificou-se que o DFP apresentou, pelas suas propriedades preventivas e cariostáticas, um desempenho clínico satisfatório, sendo ainda considerado um método eficiente, devido à boa relação custo-benefício e eficaz, pelo impacto verificado quanto à redução da progressão e da incidência de cárie dentária. Diante dos dados observados, pôde-se concluir que o Diamino Fluoreto de Prata surge como uma opção viável de controle da cárie dentária nos serviços públicos de saúde, principalmente quando as condições de tratamento são limitadas. Todavia, é necessária uma maior divulgação da técnica e estímulo de sua utilização pelos profissionais engajados nos serviços de saúde.

Início do uso do DFP: Década de 70 no Japão - se especulou sobre o efeito protetor do “Ohaguro” nos dentes de mulheres   comprometidas e identificadas por esta substância escura (Ditterich et al, 2006).

Mecanismo de ação do DFP: Efeito antibacteriano do nitrato de prata + efeito do fluoreto no processo de desmineralização (Rocha et al, 1999).

Propriedades do DFP que o caracteriza como Cariostático:

1. Torna o esmalte mais resistente à desmineralização,

2. Diminui a produção ácida  dos microorganismos na dentina cariada,

3.Reduzir a população de Streptococcus mutans,

4.Obliterar os canalículos dentinários

Indicação do DFP: Principalmente paralisação de lesões de cárie rampante em crianças nos primeiros anos de vida (Ditterich et al., 2006).

Técnica de Aplicação do DFP:

1. Profilaxia;

2. Remoção da dentina amolecida com curetas;

3. Lavagem e secagem;

4. Proteção dos tecidos moles com vaselina ou manteiga de cacau;

5. Isolamento relativo e secagem do campo operatório;

6. Aplicação com bolinha de algodão ou haste flexível umedecida, por 3 minutos.

Conclusão:

O uso do DFP é recomendado para a Saúde Pública, devido à sua eficácia em interromper a cárie e por não requerer infra-estrutura e materiais caros, podendo ser utilizado em locais onde o acesso ao tratamento convencional é precário.

Assim, a sua aplicação pode ser considerada uma estratégia adequada à manutenção da saúde bucal das populações de baixa renda, oferecendo uma terapêutica resolutiva, de qualidade e acessível ao paciente dentro de seu contexto social.

Fotos do artigo

Referências

ANDRADE, K. C. G. E.; MACIEL, S. M.; GUEDES PINTO, A. C.; JAEGER, R. G. Reações da dentina cariada após aplicação do Diamino fluoreto de prata a 10%: estudo através de microscópio eletrônico de varredura. RBO, v. 49, n. 6, p. 31-36, 1992.

BIJELLA, M.F.T.B ; BIJELLA, V.T. ; SILVA, M.S.M.B ; LOPES, E.S. Avaliação da aplicação clínica do diamino-fluoreto de prata a 12% (Bioride) na dentição decídua e seu efeito na incidência de cárie em primeiros molares permanentes.

Paulista de Odontologia, v.13, n.5, p. 28-35, 1991.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autor

Veja mais

Dr. Cássio Gadelha

Cirurgião-Dentista

 João Pessoa, PB

Dr. Cássio Gadelha, Odontólogo atua na Clínica Gadelha em João Pessoa, PB. É especialista em Ortodontia e Ortopedia facial. Atua desde 2014 na área de Harmonização Facial,... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Leia também

A Dieta e suas Influências na Saúde Bucal

  Artigo em Saúde Coletiva e da Família

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Cássio e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook