Mordida Aberta Anterior, Sucção Digital

  Caso clínico, 04 de Nov de 2010

Resumo

Menina de 8 anos, compareceu hoje no consultório do PS apresentando este quadro.

Fotografei sua arcada e seu polegar.

A sucção é um reflexo natural, presente desde a fase do desenvolvimento intrauterina.

Nos primeiros anos de vida, a sucção digital, pode ser considerada normal, porém, quando o hábito persistir por um longo período de tempo, torna-se nocivo.

Os hábitos bucais deletérios podem interferir no crescimento e no desenvolvimento normal dos maxilares, favorecendo o aparecimento de maloclusões e alterações nos padrões normais de deglutição e fonação, dependendo de fatores como: duração, freqüência, intensidade e padrão facial.

Para a sua eliminação, deve-se analisar o paciente num contexto geral, contando com a participação familiar e a interação profissional multidisciplinar.

Todos os hábitos de sucção digital devem ser estudados em virtude de suas implicações psicológicas, pois podem estar relacionados à fome, à satisfação do instinto de sucção, à insegurança ou mesmo a um desejo de atrair atenção motivado pelo nascimento de um irmão, ou pelo ciúme oriundo por alguma modificação no lar, como separação dos pais, conflitos familiares, ou por outro problema que tenha absorvido o interesse dos pais.

A sucção do polegar que persiste após o tempo usual para o seu desaparecimento pode ser um sintoma de distúrbio emocional, e a sua abordagem terapêutica deve ser baseada na etiologia.

Se o hábito de sucção digital persistir além da época do início da irrupção dos dentes permanentes, o resultado será uma maloclusão caracterizada por incisivos superiores separados e projetados; posicionamento lingual dos incisivos inferiores; mordida aberta anterior; arcada dentária superior e assoalho mais estreitos e abóbada palatina profunda, em função do transtorno no sistema de força no complexo naso-maxilar, impossibilitando ao assoalho nasal estabelecer o crescimento vertical normal.

O próprio dedo que é utilizado para a sucção pode apresentar calosidades fibrosas e ósseas, ou mostrar ulcerações na região em que se apoia na superfície incisal dos dentes. Deformação do dedo, ou até mesmo infeção viral, também pode ser observada.

Fotos do caso

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autora

Veja mais

Dra. Alda Oliveira

Cirurgiã-Dentista

 Areado, MG

ENDODONTISTA
Clínica Geral para crianças, adultos e idosos; Dentística Estética; Cirurgia; Próteses; Ortodontia e OFM.

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Leia também

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dra. Alda e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook