Manchas Dentárias Extrínsecas

  Caso clínico, 12 de Fev de 2011

Resumo

Eventualmente nos deparamos com pacientes que apresentam pigmentos depositados na superfície da coroa dos dentes, as chamadas manchas dentárias extrínsecas ou externas.

Sempre os clientes alegam que não conseguem remover estas manchas pela escovação normal, o que acarreta um comprometimento estético muito grande.

Tais manchas aparecem por fatores diversos como fumo, alimentos, bebidas, hemorragia gengival e medicamentos contendo ferro – podendo ser encontradas de diferentes cores e localização na superfície do esmalte dentário..

as Manchas Dentárias Extrínsecas mais Comuns São:

manchas pretas – sua etiologia está relacionada ao hábito de fumar (acúmulo de alcatrão e resina de tabaco) á decomposição de hemoglobina por hemorragias gengivais crônicas, à ingestão de medicamentos com grande quantidade de ferro e pelo sulfeto ferroso proveniente de fermentação de certos alimentos.

São encontradas em linha próxima da margem gengival ou em áreas rugosas da coroa dentária.

manchas verdes – provavelmente relacionadas pela ingestão abundante de alimentos que contém clorofila ou por ação de bactérias cromógenas (produzem pigmentos) sobre o esmalte e devido à hemorragia gengival crônica.

Localizam-se com maior freqüência próximo a gengiva interna dos dentes anteriores e superiores.

manchas castanhas – provenientes de bebidas (chá e café) como também da mucina salivar (substância da saliva), localizam-se mais nos dentes posteriores, podendo aparecer também na face interna dos dentes anteriores.

marrom-amareladas - alguns antissépticos orais como listerine e clorexidina provocam manchas dessa tonalidade nas superfícies entre os dentes (interdental) e estão diretamente relacionadas com a susceptibilidade do paciente, o tempo de uso do produto e sua concentração.

Importante relatar também a participação de microorganismos cromógenos (bactérias que produzem pigmentos) presentes na flora bacteriana bucal como um dos fatores responsáveis por manchas na superfície dos dentes.

A remoção das manchas dentárias extrínsecas é realizada através de procedimentos profiláticos e de raspagem variando a técnica conforme a localização e intensidade dos pigmentos nos dentes.

Conforme abordado neste artigo são vários os fatores que causam as manchas dentárias extrínsecas sendo que sua prevenção e recidivas estão diretamente relacionadas a hábitos de higiene oral.

Fotos do caso

Conclusão

Paciente de 54 anos, cuja QP era apenas (!) o 21 fraturado... (vide 3 primeiras fotos)

Fiz uma profilaxia com US e jato de bicarbonato, porém percebi uma dificuldade extrema em remover tais manchas, mesmo utilizando TARTARITE. Restaurei o 21 provisoriamente e solicitei panorâmica para uma melhor avaliação e planejamento de um tratamento completo. (vide 3 últimas fotos)

Alguém de vocês, teria alguma sugestão para conseguir remover melhor estas manchas? Obrigada.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autora

Veja mais

Dra. Alda Oliveira

Cirurgiã-Dentista

 Areado, MG

ENDODONTISTA
Clínica Geral para crianças, adultos e idosos; Dentística Estética; Cirurgia; Próteses; Ortodontia e OFM.

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Leia também

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dra. Alda e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook