Roer Unhas e Mascar Chicletes Causam Desvios nos Músculos Faciais e Provocam Fortes Dores

  Artigo, 30 de Set de 2010

Dor de cabeça constante, grande incômodo ao mastigar, zumbido no ouvido e irritabilidade fácil são sintomas de um problema pouco conhecido, mas que apresenta, só no Brasil, sete milhões de novos casos por ano.

A disfunção, conhecida como DTM, está entre as que mais colaboram com a queda na qualidade de vida e se torna um tormento, principalmente para as mulheres.

O prato preferido perde o sabor, comer vira quase um sacrifício e o forte incômodo movido pelas dores de cabeça parece não ter fim. Mas esses sintomas têm nome e apesar de apresentar um diagnóstico, quase sempre tardio, pode ser facilmente descoberto por um especialista. "DTM é a abreviatura de Disfunção Temporomandibular.

O problema atinge os músculos que realizam os movimentos da boca e as articulações envolvidas em tais movimentos, elas são conhecidas cientificamente como Articulação Temporomandibular", diz o cirurgião-dentista Antônio Sérgio Guimarães, coordenador do Ambulatório de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial do Instituto da Cabeça, órgão ligado ao Hospital São Paulo.

O desvio pode ser causado por diversos fatores, entre eles estão mascar chicletes e roer unhas. Além disso, o bruxismo - ranger dos dentes à noite e a pressão (apertá-los) durante o dia - também é considerado um dos principais fatores que podem causar DTM. "Quanto mais a pessoa demora para ter o diagnóstico correto sobre a doença, mais ela sofre, sem nem mesmo saber o motivo disso. O pior é que a situação só se agrava, visto que muitos problemas surgem e aumentam com movimentos errados diários que as pessoas continuam repetindo sem saber dos perigos que esses maus hábitos acarretam", explica o cirurgião-dentista.Entre os principais males que a disfunção apresenta estão as fortes e constantes dores de cabeça, que vêm acompanhadas de dificuldade para movimentar a boca e cansaço ao mastigar, além de pequenos estalos próximo às orelhas no momentos de abrir e fechar a boca. "Assim que uma pessoa reconhecer um desses sintomas é importante procurar um especialista da área, neste caso, o dentista especializado em disfunção Temporomandibular e dor Orofacial. É importante frisar que é essencial a procura por ajuda, já que o uso excessivo de remédios pode controlar a dor de cabeças por alguns instantes, mas não faz nenhum sucesso com a disfunção", salienta.Mesmo com poucos estudos que envolvam a DTM, é comprovado que as mulheres são as mais afetadas pelo problema. Mundialmente, as mulheres entre 18 e 45 anos são o grupo mais comum entre estes pacientes: há nove mulheres para cada homem com o problema. Os especialistas ainda investigam uma explicação para isso. Vale lembrar que não existe uma relação direta entre as DTM e variações de posição ou mesmo falta de dentes.O tratamento para acabar com a Disfunção Temporomandibular varia dependendo do grau de problema que a pessoa apresenta, mas exercícios estão entre os mais usados. "Entre as formas de tratamento estão os exercícios que colaboram com os erros cometidos pelas pessoas, o relaxamento muscular e compressas. Outra parte importante do tratamento é o controle da ansiedade e da depressão, já que esses problemas colaboram em muito para o desenvolvimento da DTM", orienta.

Além da Disfunção Temporomandibular, existe também a Articulação Temporomandibular. O distúrbio pode ser causado por traumatismos, aceleração/desaceleração cervical (o brusco movimento da cabeça para frente e para trás causa estiramento e compressão dos componentes da ATM, podendo danificá-la), a excessiva abertura da boca (pode trazer danos aos ligamentos, à capsula articular ou mesmo deslocamento do disco articular), deslocamento de disco articular, alterações capsulares, ligamentares (um exemplo disso, é manter objetos entre os dentes ou o apoio de mão na mandíbula), má-oclusão (a mordida inadequada pode estar relacionada a discrepância de bases ósseas maxilo-mandibulares ou a desarmonia dental), alterações dos músculos faciais, espasmos nos músculos mastigatórios desencadeados por tensão ou estresse, artrites ou fixações na articulação temporomandibular, bruxismo (ranger dos dentes ao dormir), tumores e problemas de crescimento na mandíbulaPor causa da variedade dos sintomas existentes da ATM, o diagnóstico preciso, às vezes, é difícil. De qualquer modo, há alguns sintomas clássicos que envolvem a mandíbula, ouvidos, cabeça, face e dentes. O sintoma mais comum é o estalido das mandíbulas. Este barulho pode ser alto, o que pode ser ouvido pelos outros enquanto a pessoa mastiga. Pode haver ou não dor no movimento. Mas uma coisa é certa, se há um deslocamento do disco, como é normalmente no caso de barulho, os músculos que movem a mandíbula estão mais tensos que o normal. Isto pode ou não causar dor facial, no pescoço ou na cabeça. O deslocamento da ATM também pode causar uma mudança na oclusão dental ou na mordida. Se o disco da ATM vai para outro lugar, os ossos e o disco não se juntam devida e corretamente, e a mordida que o paciente realiza se modifica. Pode haver dor de ouvido, sendo a dor de cabeça um dos sintomas mais comuns nos problemas de ATM. Normalmente, a dor de cabeça é localizada nas têmporas e atrás da cabeça. Muitos pacientes frequentemente vão ao dentista reclamando de dor de dente, e por vezes a causa não é encontrada.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autora

Veja mais

Dra. Sheila Rodrigues

Cirurgiã-Dentista

 Itanhaém, SP

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Leia também

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dra. Sheila e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook