O Cirurgião-Dentista e o Twitter

  Artigo, 04 de Set de 2012

Volto a escrever sobre um tema que gosto muito, que são as mídias sociais e em especial o Twitter. Como não sei se todos que me leem sabem o que quer dizer e para que serve o Twitter, prefiro, primeiramente, explicar o que ele é e como ele surgiu:

O que é o Twitter?

O Twitter, criado em março de 2006 pela Obvius Corp., é uma mídia social conhecida pelo nome de microblogging (um tipo de Blog reduzido, já que existem outros de menor impacto). O nome foi inspirado num pássaro que, para manter os outros pássaros informados, emite periodicamente um som. O pássaro inspirou o nome e a ideia desta mídia social.

O “micro” se justifica pelo fato de que, para o cirurgião-dentista conversar e emitir informações acerca de seus serviços ele dispões de no máximo 140 caracteres. As atualizações realizadas em seu perfil serão visíveis no perfil dos clientes em tempo real, se estes clientes estiverem seguindo aquele profissional.

Quer visualizar a página inicial de um perfil no Twitter?

Experimente: http://www.twitter.com/buenoortodontia

Com o Twitter, os cirurgiões-dentistas podem enviar e receber atualizações de seus clientes. De forma prática e interessante, podem criar, via Twitter, um canal de comunicação direto, disponibilizando-se a tirar certas dúvidas e a solucionar alguns inconvenientes.

Esta aproximação no relacionamento entre profissional e cliente é um ponto importante que as mídias sociais modificam. Eu acredito que a proximidade confere ao cliente um sentimento, acima de tudo, de confiança, potencializando neste cliente o seu papel de difusor da marca ou empresa onde aquele profissional de Odontologia atue.

Interação com outras mídias sociais

Caso o cirurgião-dentista entenda a proposta do Twitter e acredite que estreitar os laços com os clientes possa ser um importante passo rumo ao reconhecimento, é importante saber que é possível intercambiar as informações do Twitter com outras mídias sociais, como, por exemplo, o Facebook. É possível fazer com que tudo o que é escrito no Twitter apareça em seu perfil do Facebook, e vice-versa.

Alguns números interessantes acerca dos usuários do Twitter

Pesquisas revelam que, no Brasil, a maioria dos usuários do Twitter é composta por homens na faixa etária de 21 a 30 anos (61%). Em sua maioria, possuem ensino superior completo e renda mensal entre R$ 1.000,00 e R$ 5.000,00. Cerca de 60% deste público é considerado formador de opinião. Mais da metade considera favorável um perfil corporativo no Twitter (para uma empresa ou marca), desde que este seja utilizado de forma correta e com relevância.

Possui dúvidas sobre esta mídia social e gostaria de vê-las sendo discutidas aqui nesta coluna? Pode me enviar um e-mail que trarei respostas e informações para você: georgenbueno@yahoo.com.br* George Bueno é cirurgião-dentista (UFES), especialista e mestrando em Ortodontia (UERJ). Staff do Curso de Especialização em Ortodontia (ABO/ES) e membro da Diretoria da ABO-VV. Autor do Blog Odontologia e Mídias Sociais - http://www.odontomidias.blogspot.com Site: www.buenoodontologia.comE-mail: georgenbueno@gmail.comTwitter: http://www.twitter.com/odontomidias

Referências

Bueno, George.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autor

Veja mais

George Bueno

Ortodontista

 Vitória, ES

O Dr. George Bueno é natural de Aracruz-ES e formou-se em Odontologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em 2008.

Cursou a Especialização em Ortodontia na... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Leia também

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com George e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook