Como o Cirurgião-Dentista Pode Começar nas Mídias Sociais

  Artigo, 04 de Set de 2012

Primeiramente, é preciso aceitar que as mídias sociais são utilizadas por muitos e em vários lugares. A possibilidade de acesso à internet e, consequentemente às mídias sociais, pelo smartphone ou tablet (mobilidade) multiplicou as possibilidades de comunicação desta geração. As mídias sociais chegaram também às salas de aula, são acessadas dentro dos automóveis (espero que apenas em momentos com carros parados nos engarrafamentos das grandes cidades) e até durante as refeições. O cliente está conectado, consumindo e produzindo informações; muitas destas sobre você. Por isso, é preciso começar, iniciar o diálogo com o outro, porque é o que ele aguarda.

Após minha recente paixão pelas mídias sociais – faz pouco mais de dois anos que criei o meu primeiro Blog de Odontologia – muitos colegas cirurgiões-dentistas têm me procurado para ajudá-los com as mídias sociais, porém, alguns outros foram desbravadores e resolveram começar sozinhos, criaram contas em redes sociais para suas marcas e começaram o relacionamento com seus clientes.

Qual seria a melhor forma de começar nas mídias sociais? A resposta é simples: por enquanto, não há forma correta e nem segredo para começar nas mídias sociais. Alguns amigos que também trabalham com mídias sociais apenas mantêm uma regra que pouco se modifica com o tempo: você precisa decidir qual é o seu público-alvo. Assim, o marketing pessoal (tudo o que estiver relacionado à sua marca ou aos seus serviços) precisará ser totalmente voltado pare este público especial. Percebam que utilizei a palavra especial para falar de seus clientes, porque é assim que eles precisam se sentir para que compartilhem suas ideias e as boas experiências que você proporcionará a eles.

Como e por onde começar?O Facebook ainda me parece ser a melhor rede social para iniciar o diálogo com seus clientes, expor sua marca, divulgar seus serviços, enfim, humanizar a sua empresa (consultório). Estes passos o auxiliarão na transmissão da essência de sua marca aos seus clientes em potencial.Não menospreze, entretanto, a força do Twitter como mobilizador e formador de opiniões, pois ele já provou mais de uma vez o seu poder.

Antes de se aventurar nas mídias sociais e divulgar informações sobre você, primeiramente, como tudo na vida, é preciso planejamento para que seus objetivos possam ser alcançados. Leia sobre o assunto, conheça seu cliente e, se necessário, procure por pessoas mais experientes que o auxiliem neste início, nestes primeiros passos de uma longa caminhada.

* George Bueno é Cirurgião-dentista (UFES), Especialista e Mestrando em Ortodontia (UERJ), Staff do Curso de Especialização em Ortodontia (ABO/ES) e Membro da Diretoria da ABO-VV (ES). Autor do Blog Odontologia e Mídias Sociais - http://www.odontomidias.blogspot.com Site: www.buenoodontologia.comE-mail: georgenbueno@gmail.comTwitter: http://www.twitter.com/odontomidias

Referências

Bueno, George.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autor

Veja mais

George Bueno

Ortodontista

 Vitória, ES

O Dr. George Bueno é natural de Aracruz-ES e formou-se em Odontologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em 2008.

Cursou a Especialização em Ortodontia na... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Leia também

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com George e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook