Reabsorção Externa, Fístula , Endodontia e Ortodontia

  Caso clínico, 29 de Out de 2013

Resumo

Paciente menor de idade, comparece em meu consultório com sua responsável (Mãe), relatando uma história no mínimo curiosa. Apresentava uma fístula na direção apical do dente (22), não sentia nenhum tipo de dor, e ficou muito preocupada porque a Dentista disse que sua filha perderia os dois dentes grandes da frente (11 e 21).

 Ateriormente (07-08-2010) a mãe disse que a filha havia sofrido uma queda e os dentes (21 e 22) teriam avulcionado. Foi em um pronto atendimento e o profissional recolocou os dentes no lugar e disse: Procure um Ortodontista para que ele faça seu tratamento pois fiz somente a emergência.

 Chegando no ortodontista ele verificou que no atendimento de emergência o profissional inverteu os dentes (colocou o 21 no lugar do 11 e vice versa). A conduta desse segundo profissional foi extrair os dentes novamente e recolocar em seus devidos lugares, sem tratar o canal.

 Posteriormente iniciou um tratamento Ortodôntico que deixaram seus dentes muito bem alinhados e com uma estética muito satisfatória.

Ao término do tratamento ortodôntico e avaliando a lesão (fístula) ele concluiu que o melhor a fazer era extrair os dentes (11 e 21) e fazer o implante.

TRATAMENTO REALIZADO EM MEU CONSULTÓRIO:

Inicialmente fizemos uma radiografia para uma avaliação. A radiografia mostrava uma reabsorção externa muito severa impossibilitando o tratamento endodontico dos dentes (11 e 21). Havia uma lesão extensa que englobava os dentes (12 e 22).

A Dra. Thatiana Menezes (Endodontista) executou o tratamento endodontico do dente (12) em sessão única, já o dente (22) fez troca de hidróxido de cálcio por 05 sessões. Até fechar definitivamente.

Durante o tratamento endodontico do dente (22) percebemos que o dente (11) estava vestibularizando e esse fato poderia fazer com que o dente (11) fosse perdido muito precocemente. O Dr. Maurício Mendes (Ortodontista) achou melhor fazer uma movimentação conservadora para evitar que o dente saísse da posição original.

Decidimos também pela esplintagem desses dentes anteriores com uma fita de fibra de vidro impregnada trançada (INTERLIG), com a finalidade de manter esses dentes alinhados e mais firmes.

Temos a consciência que esses centrais (11,21) não serão salvos. Pensando na idade dessa paciente (14 anos) e sabendo que haverá um crescimento facial, quanto mais tempo seus dentes permanecerem na boca melhor. Futuramente os implantes serão a melhor solução.

Gostaria de saber se algum colega teria uma ideia diferente e se possível colocasse aqui no ident.

Muito Obrigado !

Fotos do caso

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autor

Veja mais

Dr. Julio Farah

Cirurgião-Dentista

 Rio de Janeiro, RJ

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Leia também

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Julio e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook