Reabilitação Total com Prótese Fixa: Relato de Caso Clínico

  Artigo, 21 de Set de 2015

Relato do caso:

Paciente gênero masculino, 56 anos de idade, procurou o consultório Odontológico Dr. Bruno Jaeger em Torres /RS, para realizar o tratamento com próteses totais fixas sobre implante. O paciente apresentava ausência de elementos dentários em toda maxila devido a perda por periodontite, além do exame clínico, foi relatado na anamnese que o paciente havia feito tratamento devido a um tumor na hipófise durante a juventude que teria causado uma disgnatia acentuada. Foi proposto ao paciente a possibilidade de cirurgia ortognática, mas não houve nenhum interesse. No plano de tratamento com base em tomografia foi feito o planejamento do caso, que segue: Ganho de volume ósseo maxilar com enxertia ossea homógena para posterior instalação de implantes e reabilitação protética.

Exame incial do caso (figura 01) nota-se pouca disponibilidade óssea, também nota-se remanescentes dentários que serviam de suporte para próteses parciais removíveis.

Foram realizadas 02 cirurgias com a finalidade aumento de tecido ósseo em seio maxilar e em região anterior de maxila com enxertos ósseos de banco de ossos homógeno particulado. O biomaterial foi particulado com pilão para osso conforme figuras 2-5.

Após aguardarmos o período de osseointegração, foi feito exame tomográfico após 05 meses indicando um bom prognóstico devido á maturação do enxerto. (figuras 6 e 7)

Procedeu-se então á fase de enceramento protético ou planejamento reverso, (figuras 8-10) sendo esta uma das fases de maior importância na previsibilidade do sucesso do tratamento.

Foram instalados implantes na região anterior da mandíbula, 02 com carga imediata outros 04 passaram pelo período de osseointegração convencional de 4 meses, todos da marca titanium fix e moldados com guia multifuncional feita em acrílico. (figuras 11-18)

No dia seguinte prova da barra metálica (figura 19), prova dos dentes e exames radiográficos constatando a necessidade de solda na barra, foi feita secção da barra e solda permitindo a adaptação passiva da estrutura metálica. (figuras 19 -21) no mesmo dia foi realizado enceramento e prova dos dentes em cera. Trabalho protético realizado por labortec – laboratório de prótese odontológica.(fig 22 e 23)

Entrega da prótese fixa tipo protocolo com 02 implantes em carga imediata. (figuras 22 e 23) Podemos notar na maxila a prótese total usada durante o período de proservação e cicatrização óssea do enxerto.

Foram instalados 08 implantes em maxila e após 6 meses confeccionada prótese total fixa superior. O paciente aguarda o periodo de osseo integração dos implantes feitos em maxila e sente –se satisfeito com oresultado obtido quanto a estética e funcionalidade.

Fotos do artigo

Referências

Geremia T. Distribuição de força em pilares de próteses implantossuportadas tipo Protocolo Branemark com implantes inclinados : estudo in vitro [dissertação] Porto Alegre (RS): Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; 2006.

Silva GCC, Fraga MT, Mendonça JAG. Adaptação passiva de próteses implanto-suportadas: relação com indução de tensões e importância clínica. Implant News 2008;5(4):393-8.

Bränemark PI, Svensson B, Van Steenberghe D. Ten-year survival rates of fixed prostheses on four or six implants ad modum Bränemark in full edentulism. Clin Oral Implants Res. 1995 Dec;6(4):227-31.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autor

Veja mais

Dr. Bruno Jaeger

Cirurgião-Dentista

 Torres, RS

Dr. Bruno Jaeger é Implantodontista em Torres, RS. Possui graduação em odontologia pela ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (Torres). Atua como especialista em... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Bruno e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook