Tópico, 01 de Set de 2012

Por que os jogadores de futebol cospem tanto?

Porque, quanto mais eles correm, mais produzem saliva. E, para não ficar com excesso na boca, acabam cuspindo. A alta produção de saliva ocorre quando praticamos exercícios físicos intensos, que exigem uma respiração mais forçada.

Como as narinas não têm espaço suficiente para a entrada e saída de ar que o corpo demanda, respiramos mais pela boca, que fica seca. Quando isso acontece, é comum tomar litros de água para matar a sede. No caso dos jogadores, fica difícil beber água o tempo todo e, para evitar desidratação, o sistema nervoso central estimula as glândulas salivares, que produzem mais saliva para umedecer a região bucal.

"Do ponto de vista da termorregulação e da hidratação, o certo seria engolir a saliva", explica Raul Santos de Oliveira, fisiologista esportivo da Unifesp. Segundo ele, cuspir não passa de um hábito dos jogadores, e essa atitude só aumenta a desidratação do corpo.

Matéria de Pedro Proença (MundoEstranho)

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este tópico.

Autora

Veja mais

Dra. Ana Clara

Cirurgiã-Dentista

 Balneário Camboriú, SC

Dra. Ana Clara é Cirurgiã-Dentista em Balneário Camboriú, SC - Brasil. Possui graduação em odontologia pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Leia também

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dra. Ana e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook