Utilizando as modernas ferramentas de gestão de consultórios e clínicas, você podeganhar muito mais, trabalhando menos, tendo qualidade de vida.
Uma dermatologista, que fez recentemente o MBA Compacto de gestão e mercado, me trouxe a seguinte questão:
“Estou trabalhando muito. Não tenho tempo para nada, nem para mim nem para a minha família. Não estou vendo os meus filhos crescerem. Vivo estressada, sem qualidade de vida. E pior, estou devendo trinta mil reais no cartão de crédito. Não sei como resolver esse problema.”
Doutora, o seu problema se resolve facilmente gerenciando a sua clínica através de Unidades de Negócios. Eu respondi.
Unidade de Negócio, UN, é cada fonte de receita do seu consultório ou clínica. Essa dermatologista tinha 39 procedimentos diferentes em sua clínica. Cada procedimento gerava uma receita. Assim, podemos dizer que ela tinha 39 Unidades de Negócios.
A sua UN mais lucrativa gerava R$ 1.000,00 por hora. A sua UN menos lucrativa gerava R$ 5,00 por hora. Quantas horas essa dermatologista tinha que trabalhar na UN de R$ 5,00 para compensar uma hora trabalhada na UN mais rentável? 200 horas! Se isso acontecesse, a cada R$ 1.000,00 que ela ganhasse, perderia 199 horas do seu tempo.
O bem mais precioso que temos não é o dinheiro mas o tempo. Dinheiro você pode perder ou ganhar. Já o tempo perdido jamais será recuperado. Temos que aprender a focar o nosso tempo naquilo que realmente é importante para nós.
Normalmente utilizamos o nosso tempo com a família, com o lazer, com os amigos e com o trabalho. Se utilizamos mais tempo do que o necessário no trabalho, temos que tirar esse tempo de algum outro lugar: do lazer, dos amigos ou da família.
No trabalho você deve focar o seu tempo nas UNs mais rentáveis.
A dermatologista passou a focar o seu tempo e o tempo da sua equipe nas UNs mais rentáveis da sua clínica. Assim, ela passou a ganhar muito mais, trabalhando menos e, mais importante, sobrando tempo para outras atividades relevantes para a sua vida. Em pouco tempo ela já não devia mais nada no cartão de crédito e o estresse deu lugar a tão sonhada qualidade de vida.
Quando focamos nossos esforços nas UNs mais rentáveis, devemos ficar atentos a duas novas questões que surgirão:
1) O que fazer com as UNs pouco rentáveis ou que dão prejuízo?
2) Como trazer para o nosso consultório ou clínica os clientes que geram os procedimentos mais rentáveis?
Esses serão temas de outros artigos.
O importante nesse momento é entender que existem paradigmas do passado que nos orientam que para ganhar mais temos que trabalhar mais. Existem também os paradigmas do presente que mostram o contrário, isso é, podemos ganhar mais trabalhando menos, desde que saibamos utilizar as modernas ferramentas de gestão para consultórios e clínicas. Não devemos ter compromissos com paradigmas e sim com resultados.
Dr. Roberto Caproni é palestrante confirmado na OMB 2013, dias 15 e 16 de Abril 2013, e apresentará o tema "Como Aumentar a Lucratividade de Consultórios e Clínicas Por Meio da Gestão de Unidades de Negócios". Confira mais em www.odontomanagementbrazil.com.br
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