Exodontia. Canino Impactado na Mandíbula

  Caso clínico, 02 de Fev de 2013

Resumo

Dente incluso, é todo aquele que quando termina a fase de desenvolvimento, e na sua época normal de irrompimento, continua localizado no interior dos tecidos 50.

.Com finalidade de simplificação da terminologia serão considerados os dentes impactados aqueles que não erupcionaram na cavidade oral devido a uma barreira 51.

Desta forma, o diagnóstico radiográfico é essencial para o sucesso dos procedimentos ortodônticos e cirúrgicos, minimizando acidentes e complicações, além de proporcionar um tratamento mais rápido aos pacientes 52.

Dachi e Howell Dachi SF, Howell FV. Asurveyof 3874 routinefullmouth radiographicas sesment. 2: Study ofimpacted teeth.OralSurgOralMedOralPathol. 1961;14:1165-1169)examinaram 3874 ortopan tomografias de rotina em doentes com mais de 20 anos de idade e encontraram em 17% deles pelo menos, um dente incluso. Os dentes inclusos mais frequentes são o terceiro molar maxilar (22%), o terceiro molar mandibular (18%) e o canino maxilar (0,9%), o que corresponde a um total de 34 caninos maxilares inclusos nos 3874 doentes estudados. (Archer WH.Oraland Maxillo facial Surgery. 5thEd. 1975. Philadelphia) adicionou a esta lista, o quarto grupo de dentes inclusos mais frequentes: Pré-molar mandibular,canino mandibular, pré-molar maxilar,incisivo central maxilar e incisivolateralmaxilar.Noentanto,qualquerdosdentesnãoreferidospodemaparecer inclusos,embora numa percentagem muito reduzida. De acordo com a generalidade dos estudos a ocorrência do canino maxilar incluso varia entre 0,8%e2,4%(7A9)

Parecendo ser ligeiramente mais frequente no sexo feminino e sendo na maioria dos casos unilateral. A inclusão por palatino é cerca de três vezes mais comum que a inclusão por vestibular. Na inclusão maxilar aposição mais frequentemente encontrada é aquela em que a coroa do canino está entre o ápice e o colo do incisivo lateral com o seu eixo longitudinal formando um ângulo com o plano sagital. Para o canino mandibular incluso, a frequência oscila entre 0,05% e 0,4% 53.

Fotos do caso

Conclusão

Deve-se preservar a anatomia funcional do freio labial inferior utilizando técnicas cirúrgicas adequadas e oferecer um pós-operatório mais adequado e menos traumático.

Referências

1. ADDY, M. et al. A study of the association of fraenal attachment, lip coverage, and vestibular depth with plaque and gingivitis. J Periodontol, v. 58, n. 11, p. 752-757, Nov. 1987. 2. ANGLE, H. E. Malocclusion of the teeth. 7. ed. Philadelphia

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autor

Veja mais

Dr. Gledson Kenji

Buco Maxilo Facial

 Mauá, SP

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Leia também

Tracionamento de Canino

  Caso clínico em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais

Canino Impactado na Mandíbula - Lingual

  Caso clínico em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Gledson e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook