Saúde Bucal Influencia na Imagem Pessoal

  Artigo, 20 de Ago de 2010

Saúde Bucal Influencia na Imagem Pessoal

Por Viviam Baddini

O Plano Feminino entrevistou Tatiana Roncaglia Dias, especialista em Dentística Restauradora e Estética, que nos conta algumas novidades na área de dentística, além de falar sobre a forma correta de cuidar bem da sua saúde bucal.

Plano Feminino: Sabemos que existem algumas inovações na área de dentística, uma delas é um “motorzinho” sem barulho, para tratamentos odontológicos. Como funciona este aparelho?

Tatiana Roncaglia Dias: A novidade é que ao invés da turbina convencional e brocas comuns se utiliza o aparelho de ultrassom e brocas de diamante puro CVD (Chemical Vapor Deposition). As pontas (brocas) CVD são de diamante puro. As tradicionais são compostas por uma haste onde fragmentos de diamante são colados e funcionam cortando o dente quando giram em altas velocidades. No caso do diamante CVD a partir de uma haste cresce um diamante artificial em forma de broca que quando acoplado ao ultrassom só vibra sobre o dente e o barulho é muito pequeno.

PF: Qual o melhor tratamento para melhorar a cor dos dentes?

TR: O principal é o clareamento dental, mas, dependendo do caso pode ser feito restaurações e facetas de resina composta ou porcelana e próteses fixas. O clareamento pode ser feito em casa: é o clareamento caseiro, ou no consultório usando laser ou luz halógena.

PF: Qual a diferença entre o clareamento caseiro e o a laser?

TR: Para fazer o clareamento em casa, a pessoa usa um aparelho de acrílico transparente por 2 horas, todo dia, durante 14 a 30 dias, com revisões semanais de 10 minutos no consultório. Para o clareamento com laser ou luz, são necessárias em média três sessões de aproximadamente duas horas cada no consultório, uma vez por semana, por três semanas. Depois o paciente faz mais uma semana de clareamento caseiro com o aparelho.

PF: Quanto tempo dura o clareamento?

TR: Em média dura 3 anos, mas depende muito do tipo de alimentação e higiene do paciente. Por exemplo, o paciente que toma muito café, chá preto e refrigerantes em geral volta a cor original mais rápido.

PF: Para a pessoa que usa prótese, é possível fazer clareamento?

TR: Nem as restaurações, nem as próteses clareiam, portanto após o clareamento todas devem ser substituídas o mais rápido possível.

PF: A pessoa que tem restaurações escuras pode voltar a ter dentes brancos?

TR: Pode com facilidade. Hoje em dia existem as restaurações estéticas que podem ser feitas de resina composta e porcelana que são da cor do dente natural.

PF: Existe diferença entre as restaurações de resina e de porcelana se as duas são da cor do dente?

TR: Existe sim. Com o passar do tempo as resinas mudam de cor, mancham, se desgastam com mais facilidade se expostas às forças mastigatórias quando são usadas nos dentes de trás. Com a porcelana isso não acontece: as porcelanas não mudam de cor, não mancham e nem desgastam com a mastigação, portanto em geral duram muito mais que as resinas.

PF: É possível modificar a posição de um dente sem aparelho ortodôntico?

TR: Com a odontologia estética podemos modificar o formato, o tamanho e a posição dos dentes apenas fazendo acréscimos ou pequenos desgastes que podem modificar totalmente a harmonia do sorriso devolvendo a alegria e a auto estima do paciente. 

PF: A cada quanto tempo deve-se ir ao dentista?

TR: O ideal é que após um tratamento completo as visitas aconteçam uma vez ao ano.

PF: O paciente deve examinar sua boca em casa? O que ele deve procurar?

TR: Deve. Toda a mucosa da boca é rosa claro e os dois lados são iguais.  Se o paciente não sente nada, mas vê manchas, vermelhidão ou inchaço (alguma área gordinha) que não desapareçam em 15 dias, ele deve procurar pelo dentista. 

PF: Mau hálito é sinal de problema?

TR: Pode ser. O mau hálito ou halitose tem várias causas. Pode ser falta de higiene bucal ou higiene inadequada, que é quando a pessoa escova o dente de maneira errada. Cáries, doenças nas gengivas, garganta ou estômago. Na maior parte das vezes a causa está na boca, por isso deve-se procurar primeiro o dentista. O tratamento do mau hálito é simples o paciente fica totalmente curado.

Referências

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autora

Veja mais

Tatiana Oliveira

Estudante de Odontologia

 ,

Tatiana Oliveira é estudante de Odontologia em , - Brasil. Faz parte do iDent desde Setembro de 2022.

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Tatiana e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook