Restauração Indireta em Resina Composta (Onlay).

  Caso clínico, 08 de Mar de 2012

Resumo

Paciente M. A. P do sexo masculino, 12 anos compareceu ao consultório odontológico com o elemento 16 apresentando extensa destruição coronária, e sentindo dor. Foi Observada a necessidade de realizar endodontia, sendo ela executada com Instrumentação Rotatória utilizando o aparelho X-Smart (Dentsply) e obturação pela técnica de condensação lateral. Para suportar a restauração (ONLAY) foi necessária a cimentação de pino metálico pré-fabricado (produzido por: FKG Dentairi), sendo cimentado com Fosfato de Zinco (Cimento LS- Vigodent) e realização de núcleo de preenchimento em resina composta, seguido do preparo para ONLAY.

Depois de terminado toda essa etapa, foi realizada a moldagem de dois passos (silicone Pesada + Silicone Fluida – Clonage, DFL).

Com o modelo em mãos, foi confeccionado a ONLAY em Resina Composta R.C (A2 - Filtek Z250; A1 - Charisma; Incisal - Durafill) no próprio consultório logo após o isolamento do mesmo com vaselina.

Em outra sessão foi realizada a cimentação da peça com cimento resinoso dual (Dual Cement - Fill Magic) após os passos do condicionamento ácido da peça e dente com acido fosfórico 37% (Alpha Eatch- DFL) e aplicação de adesivo dentinário em duas camadas (Prime & Bond 2.1).

Após este processo, foram realizados os procedimentos de acabamento e polimento com pontas siliconadas (Enhance) associado com pasta para polimento com compósito (Diamont/FGM).

Fotos do caso

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autor

Veja mais

Dr. Tarcísio Lima

Cirurgião-Dentista

 Ponto Belo, ES

Dr. Tarcísio Lima é Cirurgião-Dentista em Ponto Belo, ES - Brasil. Possui graduação em odontologia pela ESFA - Escola Superior São Francisco de Assis, 2011. Atua como... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Leia também

Faceta Direta em Resina Composta

  Caso clínico em Dentística

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Tarcísio e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook