Prótese Total Imediata: Relato de Caso Clínico

  Caso clínico, 11 de Abr de 2011

Resumo

A Prótese Total Imediata, é um aparelho confeccionado para ser instalado imediatamente após a extração dos dentes naturais, que não deve ser encarada simplesmente como uma alternativa inevitável a uma Odontologia mais conservadora, mas constitui, uma opção para amenizar a abrupta transição do estado de dentado para edentado. É um tipo de reabilitação que requer mais conhecimento, habilidade e critérios do que a Prótese Total (PT) convencional e proporciona vantagens tais como: anatômicas, impedindo a perda imediata da Dimensão Vertical de Oclusão- DVO; funcionais, permitindo aos músculos afetados permanecerem em suas posições normais; estéticas, evitando o colapso facial, e o arqueamento da linha de selamento dos lábios e comissura, condição que evidenciam o aspecto de envelhecimento e tristeza; e psicológicas, eliminando o desconforto e constrangimento que os pacientes sofrem ao se apresentarem sem dentes.

O presente trabalho teve como fundamento, a reabilitação imediata da paciente sem o tempo de espera para a confecção convencional da PT, visto que os dentes presentes apresentavam mobilidade e uso de Prótese Total Imediata que garante a paciente a manutenção do seu estado de individuo dentado.

Relato de caso: Paciente, 66 anos, sexo feminino, feoderma, procurou o Hospital Escola da FACIMP com a seguinte queixa: mobilidade no dente 2.3. A mesma foi encaminhada para a Clínica de Cirurgia I onde foi diagnosticado que a paciente apresentava apenas quatro elementos na arcada superior, sendo dois usados para suporte de uma Prótese Parcial Removível (PPR), porém comprometidos periodontalmente. O plano de tratamento foi realizado em conjunto com a disciplina de PT, onde inclui a extração dos quatro elementos e confecção de PT imediata, visto que este tratamento e a única alternativa para restabelecimento funcional e estético da paciente.

Fotos do caso

Conclusão

Foi observado concordância do tratamento proposto, sendo possível verificar a importância da PT imediata como ferramenta útil em um pós-operatório, que imprime ao paciente operado uma condição de dentado. Este aparelho protético apesar do seu custo adicional, oferece ao paciente uma condição social, funcional e estética favorável, dando-lhe suporte temporário de indivíduo dentado até a possibilidade de uso de prótese definitiva.

Alunos: Sabrina Pezzin Gava, Melissa Plácido, Lucas Melazzo, Camila Leitão.

Orientador: Professora Katiane Vieira

Referências

Turano, J.C. e Turano, L. M. Fundamentos da Prótese Total, ed. Santos, 5 ed, 2000.Correa, G. A. Prótese Total, Passo a Passo, ed. Santos, 2005.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autora

Veja mais

Dra. Sabrina Gava

Cirurgiã-Dentista

 Imperatriz, MA

Dra. Sabrina Gava é Cirurgiã-Dentista em Imperatriz, MA - Brasil. Possui graduação em odontologia pela FACIMP - Faculdade de Imperatriz, 2011. Atua como clínico geral. Faz... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Leia também

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dra. Sabrina e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook