Diferença Entre Branqueamento e Clareamento

  Artigo, 27 de Fev de 2011

Diferença Entre Branqueamento e Clareamento

Apesar do nome parecido o clareamento o branqueamento não são técnicas iguais e não devem ser confundidas. Enquanto o primeiro retira os pigmentos e manchas do esmalte e da dentina dos dentes, o segundo utiliza produtos para realmente branquear os dentes, e não para retirar algumas imperfeições.

No clareamento dentário, o paciente pode escolher entre o procedimento a laser e o caseiro. O clareamento a laser deve ser feito no consultório do dentista, depois que uma avaliação inicial for realizada para determinar como o tratamento será realizado. Para retirar as manchas é utilizado um gel especial, que é potencializado pela luz do laser. Como cada caso é diferente do outro, não há um padrão de clareamento, mas, dentes amarelados, marrons, escurecidos por igual ou com manchas por consumo de chá, café, cigarro e acúmulo de placa bacteriana são retiradas com mais facilidade.

No procedimento caseiro, o paciente utiliza um gel de peróxido de carbamida e depois utiliza moldadeiras flexíveis para depositar o gel, que serão encaixadas nos dentes para iniciar o tratamento. A realização do procedimento caseiro demora de 1 a 3 semanas para ser finalizado. O gel pode ser utilizado em uma sessão de 3 a 4 horas. Outra opção são duas sessões curtas de 30 minutos a 1 hora.

Nas situações em que os dentes apresentam cores azuladas, listras causadas por antibióticos ou manchas irregulares o processo é mas difícil. Entretanto, os piores casos são de dentes que possuem problemas endodonticos antigos e manchas muito escuras. Próteses e restaurações não são clareadas.

Já no branqueamento, é utilizado um gel branqueador de peróxido de hidrogênio com concentrações entre 10% a 30%. Esse procedimento incide no interior do dente eliminando manchas e dando aos dentes uma cor mais clara

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autora

Veja mais

Rafaella Carvalho

Estudante de Odontologia

 Nova Iguaçu, RJ

Fazer o meu melhor sempre!

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Rafaella e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook