Utilização de "Prp" em Enxertos Maxilo- Mandibulares

  Artigo, 25 de Fev de 2012

O avanço médico- científico possibilitou a descoberta de um método de tratamento inovador. Este objetiva acelerar o processo de regeneração tecidual, sendo um mecanismo menos invasivo e sem contra indicações. Consiste em um procedimento autólogo onde é retirado o plasma rico em plaquetas do próprio indivíduo e aplicado no local da lesão, visando acelerar o processo de cicatrização.

O objetivo do presente estudo é realizar uma revisão de literatura a respeito dos métodos de utilização do PRP, com enfoque na cirurgia bucomaxilofacial e nos mecanismos de interação plaquetária com a superfície lesionada. O PRP consiste em uma amostra de sangue com uma concentração de plaquetas a cima dos valores basais. Essas plaquetas possuem fatores de crescimento (Fc) que interagem com a superfície a ser reparada, promovendo uma rápida regeneração dos diferentes tipos teciduais. A obtenção desse plasma ocorre por meio da coleta de sangue periférico que será centrifugado, formando-se um concentrado de glóbulos vermelhos (camada inferior), PRP e leucócitos (camada intermediária) e PPP (plasma pobre em plaquetas na camada superficial). O PRP tem sido empregado na odontologia em procedimentos de: enxertos ósseos na região alveolar para futuros implantes dentários, em cirurgias periodontais e maxilo-faciais. Quando usado em cirurgia de elevação de assoalho de seio maxilar, por exemplo, o PRP pode ser associado a osso liofilizado (desidratado), a hidroxiapatita e posteriormente acrescentado cloreto de cálcio (10%), a fim de evitar a necessidade de um enxerto ósseo autógeno. Nesse procedimento, a mistura entre PRP, osso liofilizado e hidroxiapatita é aplicado no local da membrana do seio, em seguida aplica-se o PPP que auxilia na cicatrização da mucosa.

A aplicação do PRP a enxertos ósseos acelera a regeneração local, bem como aumenta a densidade do trabeculado ósseo devido à interação dos fatores de crescimento com os odontoblástos. Na maioria dos casos evita também a realização de uma segunda cirurgia para se obter um osso autógeno.

Trabalho realizado na escola de graduação para apresentação de um projeto interdisciplinar referente ao tema (resumo revisado e aprovado)

Referências

ALCINO, Silva.Fatores de Crescimento derivado das plaquetas; Revista de Medicina Desportiva IN FORMA; MAIO 2010.ALBUQUERQUE, D. P. et. al.Aplicação Clínico Cirúrgico do Plasma Rico em Plaquetas- estudo revisional. Odontologia. Clín.-Científ., Recife.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autora

Veja mais

Dra. Queila Oliveira

Cirurgiã-Dentista

 Lauro de Freitas, BA

Tornar-me uma cirurgiã dentista apta à atender os mais variados casos clínicos. Busco absorver ao máximo as informações a mim transmitidas e complementa-las com estudos de... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dra. Queila e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook