Paciente em oclusão sem as próteses. nessa foto já haviam sido feitas as restaurações incisais dos inferiores, por isso não foi possível mostrar a oclusão inicial do paciente.
provisórios em posição,essa foto foi tirada já com os provisórios, porem antes da restauração dos incisivos inferiores. mostrando bem o desgaste devido a oclusão com a lingual dos superiores enquanto o paciente ainda tinha a mordida profunda.
oclusão com provisórios em posição,o levante da mordida foi feito de forma gradual, com incrementos de resina acrilica nos provisórios para facilitar a reabilitação do paciente.
boca aberta mostrando bem a arcada superior.a falta de alinhamento dos incisivos inferiores, é devido ao apinhamento dos mesmos,o paciente foi encaminhado para um ortodontista para pequenas correções da arcada inferior.
paciente já com as coroas de porcelana definitivas. e a PPR provisória.Não foi feita uma PPR definitiva, pois o paciente mostrou interesse no implante, e pelo tempo curto devido a graduação o implante foi adiado juntamente com a coroa do elemento 22(protese sobre implante)
oclusão com definitivas com a PPR.o elemento 26 que nessa imagem mostra-se harmonico com os outros dentes, apresentava-se extruido e com extensa restauração de amalgama, foi reduzido aprox. 2mm de sua altura e realisado desgaste na vestibular para se harmonizar com os outros elementos.
Oclusal superior. não foi possivel devido ao tempo uma foto com os pontos do carbono, mas para o paciente que chegou à clinica com oclusão somente entre o núcleo do 24 e o 34, agora apresentou pontos de oclusão nos elementos 16,15,14,13,23,24,25,26 inclusive recuperando a guia canina e o toque dos incisivos na protusão.
Resumo
Infelizmente não tenho fotos do dia que o paciente chegou a clinica, pois a principio, nem eu acreditava em bons resultados.Entao vou descrever aqui mais ou menos o que foi feio, e postar algumas fotos dessa ultima semana do tratamento.
O paciente chegou aos meus cuidados,com mordida profunda,muitos dentes destruidos e endodontias, para que eu desse continuidade ao tratamento que já havia sido começado por outra aluna da graduação,comigo os tratamentos feitos foram:
Endo dos elementos 34, 23 e 25.
RC Classe V nos elementos 34, 35 e 45
Núcleo metálico fundido nos elementos. 23,25 e 16
Concerto com CIV do núcleo do 24 (apresentava cárie infiltrada por lingual do núcleo)
facetamento do elemento 13
ponte metalo-ceramica entre os elementos 14 e 16
coroa total nos elementos 23,24 e 25
reanatomização do 26
Provisório do 22(prótese sobre implante)
RC na incisal e cuspide dos elems. 33,32,31,41,42,43
PPR provisória para substituição do 36 e 37
restituição da guia canina com RC lingual do elemento 13
pequena gengivoplastia no elemento 16
aproximadamente 8 meses de tratamento na clinica integrada 3 da Universidade Federal de Alfenas, tratamento sem custos para o cliente, com exceção das coroas em cerâmica que foram opção do paciente foram cobradas apenas o custo de material.
No primeiro dia o paciente chegou à clinica mal vestido e com a barba mal feita, e quando questionado quanto aos dentes, que durante o tratamento das endodontias iam se quebrando e desfazendo, ele perguntava, "qual dentes?" enquanto procurava com o dedo, o que me levou a questionar, "você não viu?" e ele me respondeu, "não olho no espelho a alguns anos"
Hoje, dia 19/05/11 com o tratamento concluido, o comentario da clinica é "muito engraçado seu paciente, não larga o espelho durante o atendimento inteiro"
É por essas e outras que eu tenho certeza que serei bem sucedido na minha profissão.não que eu ache que meu trabalho é bom, mas sim pq o paciente saiu da clinica com um sorriso no rosto,que por sinal, eu que colaborei pra ele.