Estomatologia: A Especialidade das Doenças da Boca

  Artigo, 16 de Jan de 2019

Estomatologia: A Especialidade das Doenças da Boca

Manchas, caroços, bolinhas, bolhas, nódulos, feridas na boca? Você precisa de um estomatologista

A Estomatologia é uma especialidade da odontologia, relativamente nova, reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia há 25 anos, que tem como objetivo a prevenção, o diagnóstico, o prognóstico e o tratamento das doenças próprias do complexo maxilomandibular, das manifestações bucais de doenças sistêmicas e das repercussões bucais do tratamento do câncer. Outros nomes utilizados para se referir à Estomatologia são Diagnóstico Bucal, Semiologia e Medicina Bucal.

Basicamente, o estomatologista é o dentista que não cuida principalmente dos dentes, mas sim de todas as outras estruturas da boca: mucosas, glândulas salivares, ossos, músculos, lábios e até a pele ao redor da boca, pois existem diversas patologias que apresentam repercussões tanto no sistema estomatognático como nas superfícies cutâneas. Dentro das patologias diagnosticadas e tratadas pelo estomatologista, estão: Infecções (bacterianas, virais e fúngicas), inflamações, úlceras (feridas), tumores, cistos, manchas, nódulos, bolhas, entre outros.

Estomatologia tem a ver com estômago?

Não. Apesar da semelhança com a palavra “estômago”, não existe relação entre este órgão e a especialidade. O nome Estomatologia tem origem grega, onde “estoma” significa “boca”, portanto seu significado é “estudo da boca”.

Câncer de Boca

O Estomatologista é o profissional mais indicado para fazer o diagnóstico do câncer de boca, através de biópsias, e então fazer o devido encaminhamento ao oncologista para tratamento. De acordo com a modalidade de tratamento escolhida para tratar o câncer (quimioterapia, radioterapia ou cirurgia), o oncologista encaminha o paciente de volta ao Estomatologista para fazer controle e prevenção de efeitos colaterais do tratamento oncológico (não só do câncer de boca, mas do câncer de diversas localizações). Além de fazer o diagnóstico do câncer de boca, o estomatologista é o responsável por fazer sua prevenção, através de campanhas com a população e orientações individuais, bem como por acompanhar lesões com potencial de se tornar câncer, permitindo o diagnóstico precoce do câncer, aumentando consideravelmente as chances de cura do tratamento.

Odontologia Hospitalar

A Odontologia Hospitalar é uma das áreas de atuação do estomatologista. Um paciente internado pode apresentar diversas alterações na cavidade oral, seja como manifestação da própria doença em tratamento, seja por efeitos colaterais dos medicamentos em uso, ou por uma eventual queda na imunidade. Assim, o dentista especialista em doenças da boca é o profissional adequado para prevenir e tratar alterações que possam ocorrer na boca de pacientes internados. O médico pode fazer a solicitação do estomatologista, porém o próprio paciente ou seus acompanhantes podem solicitá-lo, permitindo que o enfermo seja assistido integralmente, melhorando sua qualidade de vida durante o período de internação.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autora

Veja mais

Paula Ragusa

Cirurgiã Dentista - Estomatologia

 Ribeirão Preto, SP

Dentista especializada em pacientes oncológicos e estomatologia.

-Residência em Oncologia com ênfase em Estomatologia pelo A.C. Camargo Cancer Center
-Mestre em Diagnóstico... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Paula e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook