Fluxo Digital Facilitando o Implante Guiado, Pilar Personalizado e Temporário Imediatos.

  Caso clínico, 17 de Set de 2019

Resumo

No caso clínico que vamos apresentar a seguir a extração do incisivo central superior direito foi indicada após avaliação clínica e tomográfica. O planejamento da posição ideal do implante, a personalização do pilar com base de titânio e o núcleo de zircônia foram confeccionados após o escaneamento intraoral (3Shape TRIOS® – Dinamarca) e a tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) da região (Figuras 01 e 02).

Após a inclusão dos arquivos STL, do escaneamento intraoral, e dos arquivos DICOM, da tomografia computadorizada no software de planejamento virtual coDiagnostiX® (Dental Wings - Straumann Group), pudemos planejar o posicionamento tridimensional ideal do implante (Figuras 03 a 05).

Depois de definido a posição do implante no software podemos desenhar o guia cirúrgico, o pilar personalizado e a coroa provisório. O guia foi produzido na impressora 3D P40 (Straumann® Cares®) e o pilar personalizado e a coroa temporária foram fresadas (Figuras 05 a 10).

O procedimento cirúrgico deve ser minimamente invasivo, sempre que possível utilizando um extrator para a exodontia e sem abertura de retalho. A perfeita adaptação do guia cirúrgico deve ser observada através das janelas de inspeção, o que garante a precisão da cirurgia guiada.

A instrumentação e colocação do implante devem ser orientadas pelos guias de brocas e anilha correspondente ao diâmetro do implante. Nesse caso o implante utilizado para instalação imediata foi um Grand Morse Drive 3.5x13 mm (Neodent® - Curitiba) devido a pouca espessura óssea da região (Figuras 11 a 14).

Passados 90 dias podemos observar a saúde entre os tecidos peri-implantares e o pilar de zircônia com base de titânio. Nesse momento a reabilitação protética cerâmica pode ser fresada em silicato ou dissilicato de lítio, favorecida pelo adequado substrato, e colada com cimentos adesivos ou autoadesivos (Figuras 15 a 17).

Avaliações radiográficas e clínicas devem ser realizadas periodicamente para garantir a longevidade da reabilitação (Figuras 18 e 19).

Caso escrito por:

José Cícero Dinato

Especialista em Implantodontia e Prótese Dentária – CFO

Mestre em Prótese Dentária - UNESP/SJC

Doutor em Implantodontia – UFSC

Thiago Revillion Dinato

Especialista em Implantodontia – Instituto Brånemark/Bauru

Mestre em Prótese Dentária – PUC/RS

Doutor em Prótese Dentária – PUC/RS

Fotos do caso

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autora

Veja mais

Neodent

Produtos Odontológicos

 Curitiba, PR

Criada em 1993, a Neodent é uma empresa brasileira que entrega ao mercado odontológico implantes, soluções protéticas e instrumentais cirúrgicos. Com sede industrial e... Leia mais

Cursos Online Neodent

Curso 58m 37s

iDent Talks com Guilherme Cabral

Com Prof. Guilherme Cabral e Prof. Eduardo Sampaio

Todos os cursos online Neodent

Catálogo Neodent

Todo o catálogo Neodent

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Neodent e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook