Reabilitação de Arco Total Duplo com Número Mínimo de Implantes Dentários Híbridos Helix Neodent

  Caso clínico, 16 de Ago de 2019

Resumo

Paciente C.B.F.N., 52 anos de idade, gênero masculino, compareceu a Faculdade ILAPEO para tratamento dentário. Foi realizada anamnese e foram solicitados exames laboratoriais. Ao exame clínico e radiográfico, constatou-se diversas ausências dentárias, mobilidade e comprometimento periodontal de vários elementos (Figura 1 e 2). Foi proposto ao paciente: extração de todos dentes remanescentes, instalação de implantes dentários e instalação de próteses híbridas implantossuportadas, utilizando a técnica da carga imediata.

Foi realizado a moldagem anatômica, registro em cera e montagem dos modelos em articulador semi-ajustável (ASA); em seguida foi realizado a prova dos dentes em cera (Figura 3) e confecção dos guias multifuncionais (Figura 4).

O procedimento cirúrgico foi realizado sob sedação endovenosa e anestesia local. Após incisão e afastamentos dos tecidos, foi realizada osteotomia para regularização. Na maxila, durante as perfurações, buscou-se ancoragem no pilar canino, região anatômica entre o seio maxilar e a cavidade nasal que possui, mesmo em atrofias severas, quantidade e qualidade óssea favoráveis. Esta abordagem favorece a instalação de implantes mais longos e com maior estabilidade primária, permitindo a redução do número de implantes. Dessa forma, foram instalados quatro implantes Helix Long GM (Neodent) sendo três implantes de 20 mm e um implante de 22,5 mm de comprimento (Figura 5). Foram instalados intermediários angulados do tipo Minipilar GM (Neodent) para ajustar a emergência dos parafusos protéticos. Na mandíbula, foram instalados quatro implantes Helix Acqua GM (Neodent) (Figura 6) e Minipilares GM (Neodent) retos e angulados. Após sutura, os transferentes de moldagem foram posicionados, realizado registro interoclusal, captura dos guias multifuncionais e moldagem de transferência.

Foi realizado a prova das barras metálicas (confeccionadas em titânio e obtidas por CADCAM) para avaliação da adaptação (Figura 7). Em seguida, realizou-se uma prova de dentes em cera sobre as barras metálicas (Figura 8), e instalação das próteses híbridas implantossuportadas (Figura 9).

Após 4 meses o paciente retornou ao ILAPEO para realização da manutenção, as próteses foram removidas e os implantes foram testados individualmente (Figura 10). Foram realizados ajustes oclusais e radiografias periapicais para avaliação da adaptação dos componentes (Figuras 11 e 12).

Profissional responsável: Dr. Geninho Thomé.

Fotos do caso

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autora

Veja mais

Neodent

Produtos Odontológicos

 Curitiba, PR

Criada em 1993, a Neodent é uma empresa brasileira que entrega ao mercado odontológico implantes, soluções protéticas e instrumentais cirúrgicos. Com sede industrial e... Leia mais

Cursos Online Neodent

Webinar 59m 41s

iDent Talks com Marcelo Fonseca

Com Prof. Marcelo Fonseca e Prof. Eduardo Sampaio

Todos os cursos online Neodent

Catálogo Neodent

Todo o catálogo Neodent

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Neodent e mais 120 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook