Como Evitar a Torcicolo,Bastante Comum no Dia a Dia do Dentista

  Artigo, 09 de Ago de 2011

Como Evitar a Torcicolo,Bastante Comum no Dia a Dia do Dentista

Pouca gente sabe, mas um músculo de nome complicado – esternocleidomastóideo –, largo e robusto, localizado na face lateral do pescoço, é principal envolvido na questão. “O torcicolo comum pode ocorrer devido a um trauma, a um movimento súbito, à má postura ou surgir sem nenhuma causa aparente”, explica o neurocirurgião Alexandre Elias, especialista em coluna e dor musculoesquelética, do Centro de Referência em Dor e Neurocirurgia Funcional do Hospital 9 de Julho, em São Paulo. A posição ao dormir também pode levar ao torcicolo. Portanto, é preciso cuidado não só com a maneira como você deita, mas com a escolha do travesseiro, que não pode ser mole ou duro demais. “A recomendação quanto a tamanho, espessura e material varia de acordo com a forma com que cada um dorme. Mas seja como for, ele deve ficar embaixo da cabeça, nunca dos ombros, para deixar a cabeça no mesmo alinhamento da coluna vertebral. E ao deitar de lado a orelha deve estar na mesma linha do ombro”, ensina o quiropraxista Jason Gilbert, de São Paulo, autor do livro “O segredo da coluna saudável – Siga os passos para uma coluna sem dor” (Editora Gaia).

Dá para tratar? Por provocar dor, a primeira medida no tratamento do torcicolo costuma ser medicamentosa. “Pode envolver analgésico, relaxante muscular ou antiinflamatório. Nesse momento não tente forçar ou alongar a região, porque o quadro pode piorar.”, diz o médico Alexandre Elias. Em seguida é indicada uma fisioterapia analgésica, com aplicações de frio e calor. “A gelo tem efeito antiinflamatório. Deve ser feito por 20 minutos no máximo e com intervalo mínimo de uma hora até a próxima aplicação”, explica Jason Gilbert. A compressa quente, por sua vez, ajuda a relaxar a musculatura. Só depois vem a fase de alongar e fortalecer a musculatura do pescoço. “Agora, se o incômodo não cessar, o melhor é procurar um especialista para ampliar a investigação”, aconselha o neurocirurgião do Hospital 9 de Julho.

Afastadas hipóteses de doenças mais sérias, a quiropraxia – método que utiliza manobras e manipulações em vértebras e articulações – também pode ser um recurso para acabar com o torcicolo. “Sem o uso de drogas ou técnicas invasivas, a prática devolve rapidamente a função normal da coluna ao mesmo tempo em que proporciona efeito analgésico”, atesta Jason Gilbert. Prevenção Para dar mobilidade e evitar maiores problemas na região cervical, invista em algumas medidas simples no dia a dia:

*Principalmente se você trabalha sentado e diante do computador, a cada 45 minutos movimente a cabeça no sentido de rotação e faça flexão e extensão do pescoço

*A tela do computador deve ficar na altura dos olhos, para evitar má postura do pescoço e tensão na região cervical

• Aplique uma bolsa de gelo quando o pescoço estiver dolorido e inflamado

*Procure identificar a causa do torcicolo para saber como evitar a repetição do episódio

*Evite dormir de bruços ou no sofá, usando o apoio lateral para colocar a cabeça

*Não use o telefone entre os ombros e a orelha. Se tiver de fazer uma ligação mais longa e precisar das mãos para digitar ou escrever, por exemplo, utilize um fone de ouvido.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autora

Veja mais

Natasha Pizette

Estudante de Odontologia

 Rio de Janeiro, RJ

'Ser uma profissional na área de odontologia,capaz de realizar
um serviço de qualidade, procurando sempre satisfazer o cliente
de forma a garantir uma perfeita saúde bucal.'

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Leia também

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Natasha e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook