Problemas com Mau Hálito? Veja como Resolver

  Artigo, 24 de Ago de 2017

Problemas com Mau Hálito? Veja como Resolver

Todo mundo já teve ou terá mau hálito, mesmo que em um momento isolado. Fato é que ninguém está livre do problema. No entanto, a pessoa que está com o hálito desagradável dificilmente sente o odor. Quem convive com o indivíduo é que percebe e ainda fica responsável de avisá-lo.

A boa notícia é que no geral a halitose é facilmente evitada e depende apenas de uma rotina de higienização. Conheça mais sobre o assunto a seguir:

Causas

A maioria dos casos com halitose é originado no ambiente bucal, principalmente na língua. Partículas de alimentos podem se acumular na superfície da língua e com a má higienização, aliadas às bactérias que vivem na boca, causam o mau hálito.

O ressecamento da mucosa bucal também pode ser associado ao problema. Nesses casos, a origem pode envolver pessoas que respiram muito pela boca ou que consomem pouca água, já que o líquido evita que a saliva fique espessa demais e se acumule sobre a língua.

Também é comum as pessoas atribuírem a causa do mau hálito a disfunções estomacais, o que pode ser equivocado. O estômago possui válvulas que se abrem para o alimento passar e se fecham na sequência. O odor pode vir do estômago apenas na eructação gástrica, o chamado arroto, e no refluxo, quando há deficiência na válvula que separa o estômago do esôfago.

Outras causas estão associadas ao diabetes, doenças pulmonares, renais e gastrointestinais, contudo, são bem menos frequentes.

Como evitar

Medidas simples podem acabar com o mau hálito. Entre elas, escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, usar fio dental e raspador de língua. Uma limpeza profissional também é importante, visto que o tártaro e a placa podem se acumular em locais que dificultam a remoção.

Beber bastante água também é essencial para evitar a halitose. O líquido mantém as mucosas hidratadas e auxilia na produção de saliva. Sem ela, a boca fica seca, o que favorece o problema.

Como saber

Quem sofre com o mau hálito raramente percebe. Além disso, o constrangimento causado pelo problema impede que as pessoas falem abertamente sobre o assunto. No entanto, se você desconfiar que pode estar com mau hálito, é interessante perguntar para as pessoas de convívio mais próximo.

Se realmente detectar o transtorno, procure um dentista. No consultório, o profissional irá avaliar outros possíveis sintomas, assim como dar o diagnóstico correto e seguir com o tratamento mais recomendado.

Referências

Blog Dentalclean _Maio / 2017

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autor

Veja mais

Dr. Márcio Lara

Cirurgião-Dentista

 Águas Vermelhas, MG

Dr. Márcio Lara é Cirurgião-Dentista em Águas Vermelhas, MG. Possui graduação em Odontologia pela FAFEOD em 1991 e Especialização pela FAFEOD em 2000. Atua como... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Márcio e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook