Protetor Facial e o Papel do Dentista

  Artigo, 04 de Abr de 2017

Caio Capitani dos Santos | 8 fev. 2017 |Cirurgião-dentista. Especialista em DTM e DOF pela Unisanta. Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial pela Unisanta. Especialista em Odontologia do Esporte pela UP. Especialista em Ciências do Esporte pela Unifesp. Membro da Academia Brasileira de Odontologia do Esporte (ABROE). 

Se você assim como eu é um apaixonado por esportes, já deve ter visto alguma cena como essa: atletas utilizando protetor facial após sofrerem algum tipo de lesão óssea. O protetor facial é amplamente utilizado em diversas modalidades esportivas. Ele previne a área óssea afetada evitando refraturas e antecipa o retorno do atleta em treinos e jogos.

A face é a região que recebe o maior número de traumatismo em uma eventual lesão de origem esportiva, pois está sempre na altura de um cotovelo, joelho, cabeça ou pé de outro atleta e apresenta estruturas ósseas de extrema complexidade.

Assim como um protetor bucal, o protetor facial deve absorver e dissipar toda a energia de impacto recebida, seja golpe, choque ou colisão. Para que isso seja possível algumas regras devem ser seguidas.

Segundo a Associação Americana de Basquete, os protetores faciais devem seguir a conformidade da geometria facial, intensificando as zonas de resistências ósseas, aumentando a sua capacidade de proteção e minimizando a quantidade de energia que chegará a área óssea comprometida.

O profissional capacitado para a confecção desse dispositivo é o cirurgião-dentista, que deve estar atualizado sobre a formação esportiva e saber a sua correta indicação.

Assim como os protetores bucais, alguns protetores faciais são vendidos de forma pré-fabricada. Além de serem desconfortáveis, apresentarem falhas de adaptação, podem também atrapalhar a visão periférica do atleta e se deslocar facilmente durante momentos de impacto.

O protetor facial confeccionado pelo cirurgião-dentista é realizado de forma individualizada através de um molde da face, apresenta alta adaptação e proteção adequada por utilizar EVA como material de confecção (polímero termoplástico de estrutura semicristalina).

Quando o assunto é esporte, e especificamente atletas de alto rendimento, todo e qualquer detalhe deve ser observado. Um simples dispositivo de proteção pode fazer toda a diferença na performance do atleta, muitas vezes ignoradas pelos departamentos médicos. Um protetor facial pré-fabricado ou mal adaptado pode não prevenir o atleta de uma refratura, além de poder atrapalhar a visão e conforto durante a prática esportiva.

Fotos do artigo

Referências

Blog Dental Cremer Caio Capitani dos Santos Cirurgião-dentista. Especialista em DTM e DOF pela Unisanta. Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial pela Unisanta. Especialista em Odontologia do Esporte pela UP. Especialista em Ciências do Esporte.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autor

Veja mais

Dr. Márcio Lara

Cirurgião-Dentista

 Águas Vermelhas, MG

Dr. Márcio Lara é Cirurgião-Dentista em Águas Vermelhas, MG. Possui graduação em Odontologia pela FAFEOD em 1991 e Especialização pela FAFEOD em 2000. Atua como... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Márcio e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook