Traumatismos Dentários no Esporte: O Que Fazer?

  Artigo, 04 de Abr de 2017

Traumatismo dentário

Traumatismo dentário

Caio Capitani dos Santos | 28 set. 2016 _ Cirurgião-dentista. Especialista em DTM e DOF pela Unisanta. Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial pela Unisanta. Especialista em Odontologia do Esporte pela UP. Especialista em Ciências do Esporte pela Unifesp. Membro da Academia Brasileira de Odontologia do Esporte (ABROE).

Segundo o Diagnóstico Nacional do Esporte divulgado no ano de 2013 pelo Ministério do Esporte, cerca de 25,6% da população brasileira pratica alguma atividade esportiva. O que muitos desses atletas amadores ou profissionais não fazem idéia é que o traumatismo dentário não é tão raro quanto se imagina.

De acordo com estudos divulgados pela ADA (American Dental Associoation), mais de 5 milhões de dentes são avulsionados (saem completamente da boca) por ano, e a prática esportiva é responsável por até 39% desses casos. Isso acontece devido ao aumento da competitividade e intensidade da prática entre os atletas, assim como a velocidade do jogo que aumenta o potencial de um eventual traumatismo. Durante a pratica esportiva o rosto muitas vezes é a parte mais exposta de um atleta, apresentando 10% de chance de receber uma lesão orofacial por partida. Além disso, a chance de receber esse tipo de lesão durante a sua carreira de jogador é de 33-56%

Apesar desses números, a utilização de um protetor bucal ainda não é obrigatória em todas as modalidades esportivas, e pouco difundida dentro das instituições esportivas e de ensino.

Por isso hoje os traumatismos dentários ainda são uma realidade no cenário esportivo mundial.

Mas o que fazer frente a um traumatismo dental?

EM CASO DE FRATURA: Encontre o fragmento, conserve em um recipiente com soro fisiológico ou leite e procure um dentista para avaliar a possibilidade de recolar esse fragmento.

SE O DENTE ESTIVER TORTO OU MOLE: Se o dente estiver torto, com as mãos limpas, tente empurra-lo para a posição original, em caso de mobilidade dental, não faça nada e procure o cirurgião dentista.

SE O DENTE SAIR COMPLETAMENTE DA BOCA: Procure o dente. Em nenhuma hipótese toque ou segure na raiz do dente. Lave-o com água filtrada ou soro fisiológico sem esfregar e tente reposicionar, caso não consiga, guarde em um recipiente com leite ou soro fisiológico e leve-o mais rápido possível para o dentista.

SE FOR DENTE DE LEITE: Ache o dente. Não tente reposicionar, apenas guarde no leite ou soro fisiológico e leve-o para o dentista.

Em todos os casos, quanto menor tempo o dente permanecer fora da boca, e quanto mais rápido visitar o dentista, maiores serão as chances de sucesso de recuperação do dente ou fragmento dental.

Para que de fato se evite os traumatismos por prática esportiva recomenda-se a utilização de um protetor bucal customizado feito sobre medida por um cirurgião dentista especializado, confeccionado conforme as exigências da modalidade praticada.

Referências

Blog Dental Cremer Caio Capitani dos Santos Cirurgião-dentista. Especialista em DTM e DOF pela Unisanta. Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial pela Unisanta. Especialista em Odontologia do Esporte pela UP. Especialista em Ciências do Esporte.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autor

Veja mais

Dr. Márcio Lara

Cirurgião-Dentista

 Águas Vermelhas, MG

Dr. Márcio Lara é Cirurgião-Dentista em Águas Vermelhas, MG. Possui graduação em Odontologia pela FAFEOD em 1991 e Especialização pela FAFEOD em 2000. Atua como... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Márcio e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook