Como Aliviar o Desconforto do Bebê Durante a Fase de Erupção Dental?

  Artigo, 18 de Mar de 2017

Primeiros dentinhos, dor e desconforto.

Primeiros dentinhos, dor e desconforto.

Daphene Ozelame Costa | 7 set. 2016 _Cirurgiã-dentista. Especialista em Ortodontia e Odontopediatria pela FOB-USP. Credenciada Damon System.

A fase de erupção dos dentes decíduos inicia em média do 6º mês ao 15º mês de vida da criança, e esse momento é complicado tanto para os bebês, quanto para os pais, já que os pequenos ficam um pouco irritados nessa fase. Os sintomas associados ao surgimento da primeira dentição são assunto polêmico, já que cada criança apresenta um comportamento diferente.

A grande parte dos profissionais de saúde que tratam de crianças acredita que o nascimento dos dentes apresenta uma grande variedade de sintomas, sendo a maioria deles relacionados a desconfortos, principalmente na boca do pequeno. Lembrando que a febre alta ou qualquer outro sinal não deve ser tratado como indício de erupção dental, e deve-se realizar uma avaliação apropriada para descobrir outras possíveis causas.

Existem vários métodos, adereços e medicamentos para minimizar a coceirinha da gengiva do bebê, porém, todos eles são temporários. Acredito que a criança deve passar por esta fase da forma mais natural possível, por isso evito indicar medicamentos para essa fase, prescrevo para meus pacientes apenas quando são muito necessários.

Na rotina diária, o mais adequado é oferecer alimentos gelados e frios para a criança, e de consistência mais dura e firme, como por exemplo palitinhos de cenoura ou de outros legumes mais firmes. Mordedores também são muito utilizados nessa fase, existem no mercado algumas marcas que podem ser levados ao freezer ou a geladeira por alguns minutos, o geladinho dos alimentos e mordedores aliviam ainda mais a coceira. De preferência a mordedores mais macios e de qualidade para que não machuquem a gengiva do pequeno.

No consultório também podemos instruir a mãe a massagear o local com o dedo ou com uma dedeira de silicone, que é eficaz apenas para esse fim. Diferente do que muitas pessoas pensam, as dedeiras não são indicadas e não são eficazes para escovar os dentes do bebê, são apenas para massagear a gengiva e diminuir esse desconforto.

A respeito de medicamentos e pomadas, devemos avaliar cada caso em particular, para que se necessário façamos a prescrição dos mesmos.

Referências

Blog da Dental Cremer Daphene Ozelame Costa Cirurgiã-dentista. Especialista em Ortodontia e Odontopediatria pela FOB-USP. Credenciada Damon System. www.dapheneozelame.com.br

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autor

Veja mais

Dr. Márcio Lara

Cirurgião-Dentista

 Águas Vermelhas, MG

Dr. Márcio Lara é Cirurgião-Dentista em Águas Vermelhas, MG. Possui graduação em Odontologia pela FAFEOD em 1991 e Especialização pela FAFEOD em 2000. Atua como... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Márcio e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook