Dr. Marcelo de Figueiredo Lopes (Cirurgião-Dentista)

Dr. Marcelo de Figueiredo Lopes

E Implantodontia •  CRO-PI 3812

Reabilitação Estética em Área Anterior Pós Trauma

  Caso clínico     Há 6 anos

Resumo

RESUMO

Paciente E.O.L chegou ao consultório sob queixa principal, um trauma sofrido por queda de motocicleta. Como mostra na FIGURA 1.  Na consulta foi feito uma avaliação clínica e tomada de uma radiográfia periapical como mostra na FIGURA 2.

O Traumatismo dentário é um situação em meio recorrente em consultório Odontológico. É um tratamento de urgência onde a experiêcia profissional é essencial para um bom atendimento pós traumático e resolução do caso do paciente de maneira em que possa reabilita-lo funcionalmente e estéticamente, com condutas que possa presta um resultado mais satisfatório possivel para o paciente.

Segunda a classificaçāo de fratura dentaria e suas caracterista clínica. foi constatado um fratura corono-radicula no elemento 21 ( envolvendo esmalte, dentina, polpa e fratura radicular na região do terço medio) e fratura de coronaria (envolveno esmalte, dentina e polpa) no elemento 11.

CONDUTA CLÍNICA

Após o diagnóstico, foi tomado como conduta a exodontia do elemento 21(devido a fratura radicular) e a instalaçāo do implante imediato a fim de preservar a região da estética vermelha e papilas interdentais. Por ter sido realizado um tratamento de urgência e com tempo limitado para planejamento foi escolhido um implante com conecção HE da marca TITANIUMFIX de plataforma regular 3.75 x 15 mm na região do 21 e tratamento de urgência endodôntica no elemento 11 e confecção dos provisórios em resina composta aproveitando os fragmentos dos elementos como mostra nas FIGURAS 3, 4 E 5.

Após 30 dias foi feito o tratamento endodôntico do elemento 11 e cimentação de pino de fibra de vidro e recolocacão do provisório. Depois do tempo previsto de osteointegração do implante, partimos para segunda fase do tratamento que seria o preparo do elemento 11 para coroa total e moldagen dos elementos para confecção de coroa sobre dente e coroa sobre implante em emax (dissilicato de lítio ) como mostra nas FIGURAS 6 e 7.

Na fase laborátorial na confecçāo das proteses foi planejado uma uma personalização do munhāo e optado em fazer uma coroa cimentada no protese sobre implante como mostra na FIGURA 6.

CONCLUSÃO

Na Terceira fase do tratamento, foi realizado a cimentaçāo das coras e feita uma orientação ao paciente FIGURA 8. 

Nos tratamentos de urgência de fratura dentária a conduta clínica sempre que possivel, pode garantir o prognóstico do tratamento mantendo estruturas essencias para estética do paciente evitando assim perdas osseas e retrações gengivais como no caso apresentado. 

Na FIGURA 9 e 10 mostra o resultado final e o acompanhamento após 2 anos.

Referências

SANABE, Mariane Emi et al . Urgências em traumatismos dentários: classificação, características e procedimentos. Rev. paul. pediatr., São Paulo , v. 27, n. 4, p. 447-451, Dec. 2009 . Available from

Dr. Marcelo de Figueiredo Lopes (Cirurgião-Dentista)

Dr. Marcelo de Figueiredo Lopes

E Implantodontia •  CRO-PI 3812