Sorriso Gengival

  Artigo, 27 de Jul de 2012

Sorriso Gengival

Quando você sorri, tem a impressão de que a sua gengiva aparece mais que os dentes? O "sorriso gengival" é aquele em que a gengiva aparece mais que o normal, em média 3mm ou mais. Geralmente não apresenta somente uma causa, mas sim uma etiologia multifatorial. Na maioria dos casos o sorriso gengival, também conhecido pelos dentistas como gomoso, não apresenta um comprometimento funcional, incomodando mais o lado estético do paciente.

Dentre as múltiplas causas, podem-se incluir o excesso de crescimento vertical do osso maxilar, contracção labial excessiva, lábio superior curto, excesso gengival, erupção mais que o normal dos dentes superiores, hereditariedade, etc. Estabelecendo a causa o cirurgião dentista pode também, se possível, estabelecer um tratamento adequado para o seu problema.

Caso decida corrigir o sorriso gengival, os tratamentos podem variar desde uma melhora na escovação, nos caso de hiperplasia gengival causada por bactérias, até uma cirurgia ortognática se houver deformidade na maxila (http://www.youtube.com/watch?v=-WUP1x5pXh8). Mais comumente são feitas gengivectomias, que são cirurgias plásticas na gengiva que vão estabelecer um novo contorno a gengiva e atualmente a toxina botulínica, muito utilizado para minimizar as linhas de expressão, está sendo utilizada nos casos de hipercontração labial.

Alguns famosos como Glória Pires, Bárbara Paz, Wanessa Camargo, Flávia Alessandra já corrigiram o seu sorriso alto, mas é importante ressaltar que fica a critério do paciente a aparência do seu sorriso, afinal você tem que se sentir confortávél com o sorriso para exibi-lo cada vez mais por aí! Beijos!

Letícia Bendo

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autora

Veja mais

Letícia Bendo

Estudante de Odontologia

 Tubarão, SC

Letícia Bendo é estudante de odontologia em Tubarão, SC - Brasil pela UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina. Faz parte do iDent desde Julho de 2012.

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Letícia e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook