Hiperplasia Fibrosa Inflamatória e Prótese Total Removível - Relato de Caso

  Caso clínico, 04 de Jul de 2017

Resumo

Relato de Caso

A hiperplasia fibrosa inflamatória é um tipo de lesão que acomete usuários de próteses totais, principalmente mulheres. Trata-se de uma neoplasia benigna de tecido conjuntivo que ocorre nas bordas e flanges dos rebordos maxilares e/ou mandibulares decorrentes de um trauma constante causada pela pressão das bordas desadaptadas da prótese perante força da oclusão desequilibrada. Seu tratamento consiste na biópsia excisional e confecção de uma nova prótese total removível. O objetivo principal deste estudo foi relatar um caso clínico de uma paciente, gênero feminino, 47 anos, portadora de Hiperplasia Fibrosa Inflamatória que foi submetida ao tratamento odontológico de cirurgia para remoção da lesão seguida da confecção de próteses totais removíveis bimaxilares, atendida na clínica odontológica da FACIMED com proservação de 12 meses. A remoção cirúrgica com pequena margem de segurança, aliada à remoção do agente traumático, neste caso se constituiu uma terapêutica eficiente após o período de proservação.

Fotos do caso

Conclusão

A remoção cirúrgica com pequena margem de segurança, aliada à remoção do agente traumático, neste caso se constituiu uma terapêutica eficiente. É importante encaminhar sempre os espécimes cirúrgicos para estudo anátomopatológico, uma vez que a HFI possui potencial de alterações displásicas. Desse modo percebe-se que para alcançar o sucesso em um tratamento reabilitador protético é necessário estabelecer um plano de tratamento eficiente seguindo corretamente os passos de confecção e instalação das próteses. Orientar e acompanhar o paciente são fatores essenciais no restabelecimento do conforto, da estética e da função do aparelho estomatognático. É de suma importância que o cirurgião dentista oriente o seu paciente quanto ao uso e higienização das próteses instaladas e que, marque sempre que necessários retornos periódicos para controle.

Referências

ASSUNÇÃO WG, GOIATO MC, BARBOSA DB, SHIWA M, GENNARI FILHO, H; TABATA LF. Anatomia para-protética: importância em prótese total. RevOdontol de Araçatuba, p. 57 - 64, 2004.

BADAUY CM, BARBACHAN JJ, RADOS PV, SANT’ANA FILHO M, CHIES JA. Relationship between Candida infection and imune cellular response in inflammatory hyperplasia. Oral Microbiol Immunol.2005;20(2):89-92.

BARROS RM, CAMPOS KS, CABRAL LM. Relato de caso clínico de hiperplasia fibrosa inflamatória. Revista odontológica de Araçatuba, v35, n.2, p. 15-18, Julho/Dezembro, 2014

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autora

Veja mais

Dra. Kamilla Ribeiro

Cirurgiã-Dentista

 São Felipe D'Oeste, RO

Dra. Kamilla Ribeiro é Cirurgiã-Dentista em São Felipe D'Oeste, RO - Brasil. Possui graduação em odontologia pela FACIMED - Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal. Atua... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dra. Kamilla e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook