Efeito de um Gel de Peróxido de Carbamida a 10% Sobre a Resistência de União de Restaurações Adesivas à Dentina

  Artigo, 03 de Fev de 2016

RESUMO Objetivo: Este estudo teve como objetivo principal, analisar a interferência do clareamento dentário com peróxido de carbamida (PC) a 10% sobre a resistência de união à dentina de restaurações de resina composta. Material e Método: Vinte cavidades foram preparadas na face vestibular de dentes bovinos. Após condicionamento ácido e aplicação de agente adesivo nas paredes de dentina e esmalte, as cavidades foram restauradas com resina composta. Os espécimes foram divididos em grupos de acordo com tratamento na superfície de esmalte/restauração: G1 – controle (sem tratamento) e G2 (aplicação do gel de PC por 8h/dia, durante 14 dias). Após esse período, foram obtidos os corpos-de-prova em forma de palito com secção transversal de aproximadamente 0,81 mm2 , os quais foram submetidos ao ensaio de microtração. As fraturas foram analisadas em lupa estereoscópica e classificadas em: coesiva da resina ou dentina, adesiva ou mista. Resultados: A análise estatística (ANOVA/ χ2 ) revelou que o fator tratamento interferiu na resistência adesiva, sendo que a resistência de união foi significantemente superior para os espécimes do grupo G2 (p<0,05). Fraturas adesivas predominaram em todos os grupos com valores que variaram de 48,3% a 75%. Fraturas mistas foram às segundas mais observadas em G1 e falhas coesivas da resina para G2. Conclusões: Conclui-se que o clareamento caseiro utilizando gel com 10% de PC aumentou a resistência de união de restaurações adesivas à dentina. PALAVRAS-CHAVE: Clareamento de dente, resistência à tração, dentina.

Referências

Bellan J, Soares RCV, Ribeiro APD, Soares DGS, Sacono NT, Hebling J, Costa CAS. Efeito de um Gel de Peróxido de Carbamida a 10% Sobre a Resistência de União de Restaurações Adesivas à Dentina. Rev Odontol Bras Central 2011; 20(53): 108-13.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autora

Veja mais

Dra. Joyce Malkin

Cirurgiã-Dentista

 São Paulo , SP

Dra. Joyce Bellan Malkin é Cirurgiã-Dentista em São Paulo , SP. Possui graduação em odontologia pela UNESP - Universidade Estadual Paulista (Araraquara). Atua como... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dra. Joyce e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook