Enucleação De Cisto Periapical Associado À Exodontia.

  Caso clínico, 17 de Jun de 2016

Resumo

Paciente compareceu ao consultório odontológico queixando-se de inchaço na região de fundo de vestíbulo há um mês, e grande mobilidade dos elementos dentários anteriores. Ao exame físico apresentou tumefação em região de palato e na região anterior de maxila à esquerda, com apagamento do sulco gengivolabial, medindo aproximadamente 4,0x 3,0x 3,0cm. Foi detecta presença de fístula por vestibular, com mobilidade grau II nos elementos 21 e 22. Durante a avaliação radiográfica, constatou-se a presença de imagem radiolúcida unilocular extensa, circular, bem delimitada por halo radiopaco, na região dos elementos 21 e 22, circundando o ápice dos mesmos, com perda da lâmina dura, e promovendo destruição acentuada da cortical óssea vestibular e palatal. Também no exame radiográfico pôde-se observar imagem radiolúcida entre o terço radicular médio e apical, compatível com lesão inflamatória associada a fratura vertical lateral. O elemento 12 também apresentava imagem radiolúcida na região apical compatível com lesão periapical, e desvio de pino intra radicular. Foi realizada punção aspirativa por agulha grossa, tendo como resultado presença de líquido amarelado com traços de sangue, com características de líquido cístico.

Tratamento proposto:

Foi feita a descompressão cística através de cirurgia para colocação de uma cânula de polipropileno na região de fundo de vestíbulo que funcionou como um dreno. A paciente foi medicada e remarcada para posterior cirurgia.

Foi proposto a realização de cirurgia parendodôntica dos elementos 21 e 22, como tentativa de manter os elementos dentários. Tendo em vista a extensão da lesão, e mobilidade dos elementos dentários envolvidos, foi explicado à paciente o possível insucesso do tratamento. Para os demais elementos, foi proposto o retratamento do elemento 12, e exodontia do elemento 11 que apresentava-se com fratura vertical lateral. A paciente por questões financeiras optou pelo exodontia dos quatro elementos dentários, e futura reabilitação protética. 

Fotos do caso

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autor

Veja mais

Dr. Jonas Zablaskas

Endodontista E Clínico Geral

 Iraí, RS

Dr. Jonas Michel Zablaskas é Cirurgião-Dentista em Iraí, RS. Possui graduação em odontologia pela UNOCHAPECÓ - Universidade Regional Comunitária de Chapecó, 2014. Possui... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Jonas e mais 90 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook

Oferecimento

Saúde Service