Beijo Dali... Beijo Daqui... Conheça os Riscos da Folia

  Artigo, 24 de Abr de 2013

Beijo Dali... Beijo Daqui... Conheça os Riscos da Folia

Mononucleose, herpes, hepatite B... Uma folia na noite!

Cena comum nas baladas é ver pessoas trocando beijos no embalo da noite. O ato, que aparentemente não apresenta perigo, deve ser encarado com cautela. Doenças como a mononucleose, herpes e hepatite B podem ser transmitidas pela boca. Muitas vezes as pessoas têm o vírus, mas não sabem.

Isso porque, em muitos casos, essas doenças não se manifestam e nem apresentam sintomas visíveis. Apenas de olhar não é possível descobrir quem tem um ou outro tipo de vírus. E a pessoa pode transmitir a doença mesmo sem saber que está contaminada.

Além de higiene e bom senso social, alguns cuidados podem ser tomados para se prevenir. O único modo de não correr o risco de pegar alguma das doenças é não beijar. Para correr menos risco, o ideal é limitar o número de parceiros ou parceiras. Quanto mais beijar, mais exposto você fica. Além disso, é importante observar se a pessoa tem lesões aparentes na boca, como ferimentos, fissuras ou sangramentos, o que é praticamente improvável que se faça numa balada.

Com noites mal dormidas, bebidas e uma alimentação irregular, a resistência do corpo cai e a chance de um vírus se multiplicar aumenta. Por isso, é importante tentar comer bem, se hidratar e tentar descansar o máximo possível para minimizar a baixa residência do corpo.A mononucleose, também conhecida como 'doença do beijo', acomete principalmente jovens de 15 a 25 anos e os sintomas são febre, cansaço, dor de garganta e ínguas na região do pescoço. Por conta do mal-estar que causa, essa doença é muito confundida com uma gripe forte, fique atento.

Já a herpes pode ser reconhecida caso a pessoa apresente vesículas (bolhas com líquido) nos lábios ou ao redor dos lábios, o que nem sempre ocorre, ou crostas de cicatrização das vesículas (fase final da herpes). Uma vez que você pegou herpes, terá o vírus para o resto da vida, mas as feridas só aparecem quando a resistência do corpo cai por conta de muito sol ou stress, por exemplo.

A hepatite B, transmitida principalmente via contato sexual sem proteção, também dá o "ar da graça" em noites agitadas com relacionamentos, e pode passar através da boca por causa do sangue contaminado. Isso pode acontecer se você tiver um machucado na boca e o parceiro também. Os sintomas principais são febre no final da tarde e enjôos. Também é possível ficar com a pele amarelada, mas isso é mais comum na hepatite do tipo A. Quem tomou a vacina não precisa se preocupar.

Então fica o alerta para as horas de festa... E só para não deixar de completar a conversa... Se a noite se prolongar, lembre-se que a AIDS também está por aí.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autor

Veja mais

Jean Santos

Cirurgião-Dentista

 Andirá, PR

Clínico em tempo integral e diretor da Viaodonto Clínicas Odontológicas
Pós Graduado em Odontologia Estética / AONP
Professor de Curso de Aperfeiçoamento em Odontologia... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Jean e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook