Fechamento de Diastemas - Técnica Direta

  Artigo, 05 de Out de 2013

Alterações dentais de forma, tamanho, cor, posição, são frequentes e comuns na clínica diária e quando estas são vistas no sorriso produzem efeito antiestético. O diastema é um problema estético comum na dentição permanente que leva alguns pacientes ao desconforto estético e algumas vezes a comprometimento psicológico e social.

O uso de restaurações indiretas, tipo lentes de contato ou fragmentos cerâmicos e de aparelhos ortodônticos são alternativas clínicas para o fechamento de diastemas, porém o custo e as dificuldades, como laboratórios especializados e técnicas elaboradas de cimentação das restaurações indiretas, tornam essa solução muito onerosa e o emprego da ortodontia muitas vezes é demorado e nem sempre suficiente, sendo necessário no final da terapia ortodôntica um procedimento restaurador.

A evolução das resinas compostas e dos materiais adesivos tem possibilitado a obtenção de bons resultados em procedimentos estéticos, garantindo maior grau de naturalidade aos dentes e ao sorriso como um todo. O uso de restaurações diretas é hoje uma opção viável para fechamento de diastemas, pois é uma alternativa minimamente invasiva, de menor custo em relação às cerâmicas e ao tratamento ortodôntico, rápida e que pode produzir resultados estéticos de excelência.

Este trabalho tem por objetivo apresentar o relato de caso clínico de fechamento de diastemas na região anterior superior e inferior, utilizando resina composta na técnica direta.

Relato de Caso Clínico

Paciente LGLH, 22 anos, sexo feminino, procurou atendimento em nossa clínica, com queixa estética de abertura entre os incisivos superiores. Figuras 1 A-B-C-D-E-F.

Após anamnese, exame clínico e fotografias do caso, foi sugerido com o auxílio de simulação digital de imagens, um tratamento com resinas compostas na técnica direta nas áreas marcadas nas figuras 2A e 2B.

 Figura 2A – Áreas a serem remodeladas. Setas/Acréscimo e Pontos/Desgastes

 Figura 2B – Áreas remodeladas por simulação digital.

Procedimento clínico:

  • Profilaxia dos elementos anteriores;
  • Escolha das massas (Z350-XT da 3MESPE, Brasil);
  • Isolamento absoluto do campo operatório;
  • Desgaste do esmalte com Soft-lex -3MESPE, Brasil, das regiões previamente definidas no estudo digital das imagens (Figura 1A);
  • Aplicação do ácido ortofosfórico a 37% por 30 segundos;
  • Lavagem abundante e secagem total dos dentes;
  • Aplicação do sistema adesivo Single Bond 2 - 3MESPE, Brasil;
  • Foto polimerização das áreas a serem restauradas.

As alterações anatômicas foram restauradas com pequenos incrementos resinosos inseridos com auxilio de espátulas e pinceis. Após todos os espaços serem preenchidos, o acabamento final e polimento foram realizados na mesma sessão com laminas de bisturi, brocas multilaminadas, discos de óxido de alumínio Soft-lex 3MESPE, Brasil, tiras de lixa, pastas diamantadas e disco de feltro.

Após conclusão dos procedimentos restauradores a paciente mostrou-se muito satisfeita com o resultado final obtido , relatando maior segurança ao sorrir e aumento da autoestima. Figuras 3 A-B-C-D-E-F.

 Figura 3A – Caso inicial vista frontal.

 Figura 3B – Resultado final vista frontal.

 Figura 3C – Caso inicial vista lateral direita.

 Figura 3D – Resultado final vista lateral direita.

 Figura 3E – Caso inicial vista lateral esquerda.

 Figura 3F – Resultado final vista lateral Esquerda.

Fotos do artigo

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autor

Veja mais

Dr. Jaime Dias

Cirurgião-Dentista

 Machado, MG

Dr. Jaime Dias é Cirurgião-Dentista em Machado, MG. Possui graduação em odontologia pela UNIFAL - Universidade Federal de Alfenas, 1989. Atua como Implantodontista e clínico... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Jaime e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook