Odontoma Composto - Caso Clínico

  Artigo, 10 de Jul de 2012

Paciente sexo masculino, 14 anos de idade leucoderma, compareceu ao projeto de estomatologia da UNIVERSIDADE POTIGUAR encaminhado por uma cirurgiã dentista, motivo da não erupção do dente permanente incisivo central superior esquerdo. Ao exame clínico foi observado um aumento de volume na região do elemento dental apresentando a mesma coloração da gengiva, não doi ao toque.Foi realizado a excisão cirurgica e retirada a lesão para exame histopatológico. Exame clínico: Suspeitando - se de odontoma composto.

Conhecido mais como um hamartoma do que como um odontoma. Mais considerado como uma anomalia do que como uma neoplasia. O odontoma composto é o mais comum dentre todas as outas neoplasias benignas juntas, e sua etiologia é desconhecida, porém pode estar associado a trauma local, entre outros. Mais comum no sexo masculino do que no sexo feminino. Mais comum seu aparecimento na maxila, predominando na região anterior da mesma.

Seu diagnóstico é dado através de exames radiográficos de rotina ou através da não erupção de um dente permanente.

Exame radiográfico: composto - Apresenta-se como uma área radiopaca ao redor de pequenas estruturas semelhantes á dentes.

complexo- várias estruturas radiopacas que não se assemelham a dentes.

Exame histopatológico: Após a realização do exame histopatológico foram confirmadas as suspeitas clinicas de odontoma composto.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autora

Veja mais

Dra. Izabela Campelo

Cirurgiã-Dentista

 Natal, RN

Cirurgiã - Dentista
Ortodontista
Aperfeiçoamento em Dentística
Avançado em Harmonização
Aperfeiçoamento em Prótese fixa

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Leia também

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dra. Izabela e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook