Bulimia: Manifestações na Cavidade Bucal e as Preucaçoes do Cirurgião-Dentista

  Artigo, 18 de Fev de 2016

HUGO FERNANDO FIRMO*; TATIANY GABRIELLE FREIRE ARAÚJO

OBJETIVO: O propósito deste trabalho é esclarecer os efeitos que a bulimia proporciona na cavidade bucal e a importância do cirurgião dentista a conceder um tratamento adequado e assegura um prognóstico favorável a esse distúrbio comportamental que, se não cessar, pode torna-se irreparável. MATERIAL E MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo e analítico de revisão bibliográfica realizado por meio de pesquisas em artigos indexados na base científica: Scielo. RESULTADOS: Em uma sociedade contemporânea o padrão estético imposto principalmente pelas mulheres, tem sido o responsável pelos casos de bulimia nervosa, estabelecendo sérios transtornos alimentares e fisiológicos, desequilibrando toda a homeostase corpórea. Os primeiros sinais manifestado da bulimia pode ser observado na cavidade oral, caracterizado pelos altos índices de cárie, intumescimento das glândulas salivares, xerostomia e bruxismo. CONCLUSÃO: Sendo assim durante o atendimento odontológico é de total relevância do cirurgião-dentista reconhecer os sinais e sintomas da bulimia e propiciar um tratamento adequado e por intermédio estipular ao paciente a procura de assistência especializada para a redução das transcendências desse transtorno.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS: 

1. Burke FJT, Bell TJ, Ismail N, Hartley P. Bulimia: Implications for the practising dentist. Br Dent J. 1996;180(11):421-6. 2. Organização Mundial da Saúde. Classificação dos transtornos mentais e de comportamento do CID 10: descrições clínicas e diretrizes diagnósticas. Porto Alegre: Artes Médicas; 1997. p.190-2.3. Traebert J, Moreira MEA. Transtornos alimentares de ordem comportamental e seus efeitos sobre a saúde bucal na adolescência. Pesqui Odontol Bras. 2001;15(4):359-63.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autor

Veja mais

Hugo Firmo

Estudante de Odontologia

 Pouso Alegre, MG

Hugo Firmo é estudante de odontologia em Pouso Alegre, MG pela INAPOS e irá se formar em 2019. Faz parte do iDent desde Fevereiro de 2016.

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Hugo e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook