Odontoma

  Caso clínico, 04 de Jul de 2013

Resumo

odontoma trata-se de uma malformação benigna dos tecidos dentários. Atualmente, esta tumoração é considerada um distúrbio de desenvolvimento, podendo, aparentemente, ser resultado do efeito de diversos agentes causais.

O odontoma evolui vagarosamente e, por apresentar mecanismos análogos aos da odontogênese, cessando o seu crescimento após findado o processo de calcificação, muitos pesquisadores negam suas características tumorais.

A etiopatogenia ainda não foi bem elucidada. Acredita-se que infecções, traumas ou pressões levam a alterações no mecanismo genético e controlador do desenvolvimento dentário.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o odontoma é classificado em dois tipos:

  • Odontoma composto: surge de uma exacerbada proliferação da lâmina dentária na qual os tecidos dentais apresentam-se organizados em um padrão, originando estruturas similares a pequenos dentes.
  • Odontoma complexo: surge de uma invaginação do epitélio no germe em desenvolvimento, apresentando um padrão no qual os tecidos dentais representados encontram-se desordenados, sem evidenciar similaridades com dentículos.

Fotos do caso

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autor

Veja mais

Dr. Gledson Kenji

Buco Maxilo Facial

 Mauá, SP

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Gledson e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook