Atm e Cefaléia

  Artigo, 19 de Nov de 2012

VOCE ACHARIA ESTRANHO TRATAR DE SUA DOR DE CABEÇA NO CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO?

Aquela dor de cabeça persistente presente sempre durante o dia e ou à noite ou que demora muito a passar após ingestão de analgésicos, ATENÇÃO, isso é um ALERTA. Você poderá estar sofrendo de uma disfunção da ATM (Articulação Temporo Mandibular) patologia que afeta as articulações entre a mandíbula e o crânio, assim como toda a musculatura mastigatória e de sustentação da cabeça. Apesar de afetar também os homens a doença costuma ocorrer mais em mulheres.

O cirurgião-dentista é o profissional mais apto a entender os mecanismos da dor e os sintomas da ATM e interceptá-los em seus aspectos subjetivos, pois esses são os mais importantes a serem considerados no diagnóstico elaborado pelo profissional.

A doença, pouco conhecida da maioria da população, é caracterizada por hábitos nocivos e repetitivos como: mascar chicletes, roer unhas, apertar os dentes, morder lábios, macro e micro traumas, má postura da cabeça, má postura no trabalho, qualidade de sono deficiente, excesso de cafeína, bruxismo( ranger os dentes). Como os sintomas são muito subjetivos e podem estar ligados a outros problemas médicos (depressão, problemas otológicos ou reumatológicos) o dentista muitas vezes é o último profissional a ser procurado e pela demora em buscar o tratamento adequado, a doença se torna crônica.

Para o tratamento da ATM o primeiro passo é a obtenção de um diagnóstico. Dada a complexidade do sistema estomatognático (mastigador) o exame clínico compreenderá:

1- avaliação dos músculos da mastigação

2- avaliação da oclusão dental ( mordida)

3- avaliação dos movimentos da mandíbula

4- avaliação das ATM(s).

Através do diagnóstico é feita uma terapia eficaz e na maioria das vezes não invasiva, proporcionando o alivio dos sintomas da dor de cabeça (quando relacionada com as ATM(s).

Se você é portador de um destes sintomas citados, procure um cirurgião-dentista especialista, para uma avaliação.

Dr: Flávio Rubem Durgante

Especialista em Ortodontia

Especialista em Cirurgia Buco Maxilo Facial

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autor

Veja mais

Flavio Durgante

Cirurgião-Dentista

 Concórdia, SC

Ativadade profissional em consultório particular em Concórdia - SC, professor de Ortodontia em Passo fundo RS, Cirurgião buco maxilo do hospital São Francisco Concórdia SC.

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Flavio e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook