Exérese de Tórus Mandibular Bilateral

  Caso clínico, 18 de Abr de 2018

Antes e pós-cirúrgico de dois meses.

Antes e pós-cirúrgico de dois meses.

Resumo

Paciente do gênero masculino, 41 anos, procurou o serviço de cirurgia oral queixando-se de fonética dificultada por “caroços duros próximo a língua”. Ao exame clinico notou-se aumento de volume significativo situado na lingual, na região que compreende de canino a segundo molar, bilateral, multilobular, indolor e duro à palpação, confirmando o diagnóstico de tórus mandibular através dos exames complementares. Optou-se pela exérese do tórus como tratamento, em razão dos prejuízos funcionais dado por suas características. Depois da realização da anestesia, o acesso intra-sulcular, seguido do descolamento da mucosa oral lingual foi realizado para exposição do tórus. No tempo cirúrgico correspondente a exérese fez-se a osteotomia e separação do tórus da mandíbula seguido da sua remoção com a regularização da superfície óssea. O pós-operatório de 30 dias demonstrou-se satisfatório. O paciente encontra-se em acompanhamento clínico ambulatorial períodico há 6 meses, sem queixas, e afirmou melhora significativa na fonação, sua principal queixa.

Conclusão

Podemos concluir que o tórus mandibular dependendo de suas características, causa desconforto e perturbação funcional, e há casos especiais onde impede a mobilidade da língua comprometendo a fonética do paciente, sendo a exérese cirúrgica a melhor conduta a ser realizada.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autor

Veja mais

Dr. Feliphe Rezende

Cirurgião-Dentista

 Teresina, PI

Dr. Feliphe Rezende é Cirurgião-Dentista formado em Teresina - PI pela UNINOVAFAPI, possui pós-graduação em cirurgia oral menor e é pós-graduando em Implantodontia. Faz... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Feliphe e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook