Resumo
Prótese protocolo é a prótese total fixa instalada sobre quatro a oito implantes, confeccionada em acrílico sobre uma estrutura reforçada em metal, utilizando dentes acrílicos nacionais ou importados.
O tratamento de Bränemark é caracterizado em duas etapas, cirúrgica e protética, com intervalos de quatro a seis meses para mandíbula e maxila. Mas, atualmente com os avanços alcançados pela odontologia é possível realizar a implantação em 72 horas.
Geralmente, a prótese protocolo, é realizada nos casos em que o paciente perdeu todos os dentes ou apresenta todos os dentes comprometidos com indicação de extração.
Primeiramente, são instalados de quatro a oito implantes e a partir daí servem como sustentação para uma prótese fixa.
Sobre esses implantes os pilares são aparafusados e em cima deles, a prótese, que é feita a partir de uma barra metálica onde os dentes acrílicos são fixados.
A prótese tipo protocolo apresenta uma estrutura metálica bastante resistente coberta por uma gengiva artificial caracterizada e dentes em acrílico, não ficando nenhum metal aparente. O conjunto é uma prótese fixa parafusada sobre os implantes dentários.
Com o protocolo de Bränemark, os pacientes que têm vergonha de seu sorriso ou problemas com a alto-estima, por causa da perda de seus dentes, podem voltar a sorrir normalmente, já que a capacidade fonética, a mastigação, a deglutição melhoram, proporcionando uma melhor qualidade de vida.