O Guia de Sobrevivência para Remoção dos Dentes do Siso

  Artigo, 03 de Jun de 2014

Prepare o sorvete e aqueles filmes que há tempos você gostaria de assistir!

Muitas pessoas tem seus dentes do sisos removidos quando são jovens porque quando o paciente chega aos 40 ou 50 anos o procedimento pode ficar mais difícil e necessitar de longos períodos de recuperação. 

Você pode estar fazendo uma checagem de rotina ou tratamento ortodôntico quando seu dentista recomenda que você precisa remover os dentes do siso.

Chamados também de "dentes do juízo" porque costumam aparecer entre 17 e 25 anos idade onde os pacientes alcançam a fase adulta e não por trazer juízo ou sabedoria alguma ao paciente!

Nem todos desenvolvem esse dente, também chamado pelos dentistas de terceiro molar, mas segundo a Associação Americana de Cirurgia Oral e Maxilofacial cerca de 90 % das pessoas têm pelo menos um dente do siso impactado, significando que não tem espaço na arcada para que o dente erupcione. 

Em média as pessoas têm quatro dentes do isso, embora seja possível ter mais, como já encontrei várias vezes. 

Mas independente do número, " a pior coisa que o paciente pode fazer com seus dentes do siso é ignorá-los".

Se você é culpado por ignorá-los ( que mal alguns dentes extras podem fazer?) ou eles estão apenas tentando erupcionar, segue tudo que você precisa saber sobre os dentes do sisos e sua remoção. 

POR QUE TEMOS DENTES DO SISO?

Na época pré-histórica, os humanos tinham mandíbulas enormes (e fortes) e esses dentes ajudavam na mastigação de alimentos duros, como carne crua e plantas. Então, os terceiros molares eram necessários e tinham bastante espaço para erupcionar.

Avançando através da evolução, temos um dilema: o tamanho da mandíbula do homem moderno, uma melhor saúde dental e a não necessidade de mastigar alimentos tão resistentes torna menos provável para os dentes do siso erupcionarem e entrarem em uma posição funcional. 

COMO SABER SE TENHO OS DENTES DO SISO?

Seu dentista pode detectá-lo em exame clinico de rotina e através de radiografia e encaminhar você para o cirurgião-dentista bucomaxilofacial, que é o especialista na remoção destes dentes.

Em alguns casos, o pacientes pode apresentar sintomas como:

  • Inchaço na região posterior da arcada;
  • Limitação de abertura da boca;
  • Dor ao mastigar.

Embora a maioria das pessoas com dentes do siso inclusos não sintam qualquer sintoma, o que pode ser mais problemático. 

Justamente porque a maioria dos dentes dos sisos são assintomáticos, isso significa necessariamente que não há problema algum. "É muito importante monitorar esses dentes pois podem causar alguma problema grave e o paciente nem chegar a sentir algo." 

Dentes do siso podem levar a infecções, lesões, cistos, tumores ou danos aos dentes vizinhos. 

Aproximadamente 25% da população com dentes do siso assintomáticos desenvolvem problema periodontal localizado, conhecido como pericoronarite. Se ignorada, essa condição pode evoluir gravemente e tornar-se risco de vida!

QUAL A MELHOR IDADE PARA REMOVER OS DENTES DO SISO?

As raízes desses dentes se formam durante a adolescência. São mais fáceis de extrair e apresentam menos complicações quando suas raízes tem menos de dois terços de formadas. 

Muitos pacientes, quando bem orientados, escolhem esse período quando as raízes ainda não estão completamente formadas, então procure sempre um profissional qualificado e não perca essa oportunidade para uma remoção mais fácil. 

Conforme passa o tempo, as raízes continuam crescendo, os dentes muitas vezes adquirem uma posição mais difícil para remoção e aumentam os riscos como lesão do nervo alveolar inferior.

Uma vez que os pacientes chegam aos 30 ou 40 anos o tempo de recuperação após a cirurgia pode ser maior.

DÓI PARA REMOVER OS DENTES DO SISOS?

Para o procedimento faz-se anestesia local e não se sente dor alguma. O paciente permanece acordado durante o procedimento e nas mãos de cirurgiões habilidosos tudo ocorre bem e sem trauma para o paciente. 

SENTIREI MUITA DOR APÓS O PROCEDIMENTO?

Geralmente não, mas o nível de desconforto varia de pessoa para pessoa. Seu cirurgião irá prescrever a medicação adequada para aliviar a dor e deixar você confortável. 

VAI SANGRAR?

Talvez aconteçam pequenos sangramentos nas primeiras 48 horas após o procedimento. A orientação é morder uma gaze por 15 a 20 minutos que geralmente resolve. Caso não resolva procure o seu dentista imediatamente. 

MEU ROSTO FICARÁ INCHADO?

Sim, muitas vezes acontece de você ficar com as bochechas inchadas, mas isso se resolve em menos de uma semana. Se acontecer, mantenha sua cabeça elevada e aplique compressas de gelo que ajudará a diminuir o edema. 

Não se assuste se aparecer hematomas ou amarelamento na pele alguns dias depois. 

O QUE PODEREI COMER?

Se você é apaixonado por sorvetes aí vai uma boa notícia: pode tomar o quanto quiser!

Recomenda-se uma dieta líquida ( yogurt, sorvetes, vitaminas, smoothies) nas primeiras 24 horas, mas não use canudos pois a força da sucção pode soltar o coágulo e causar sangramentos. 

Depois siga com dieta com alimentos macios por quatro ou cinco dias, pense em purê de batata, ovos mexidos e massas. Evite qualquer alimento que requeira esforço mastigatório e opte por comidas frias.

Não masque chicletes e seja cuidadoso enquanto mastiga e deixe os talheres fazerem o esforço por você. É melhor descansar os músculos mastigatórios. 

Também evite o cigarro e o álcool especialmente enquanto estiver tomando a medicação.

PODEREI ESCOVAR MEUS DENTES NORMALMENTE?

Sim, escove os dentes normalmente, só não escove com força na região da cirurgia e também evite fazer bochechos nas primeiras 24 horas.

Manter uma boa higiene oral nos dias seguintes da extração é a chave para uma boa cicatrizarão e prevenir infecções. 

QUANDO PODEREI RETORNAR MINHAS ATIVIDADES NORMAIS?

Muitos pacientes agendam o procedimento para quinta ou sexta-feira, pois assim retornam suas atividades normais na segunda-feira. 

Os pacientes têm que manter repouso nas primeiras 48 horas após a cirurgia de remoção dos dentes do siso. 

Alguns pacientes que no trabalho fazem grandes esforços, ou em ambientes com altas temperaturas precisam ficar afastados de suas atividades por até uma semana. 

Também uma semana de afastamento até o retorno aos exercícios físicos, cantar e tocar instrumentos de sopro. 

MAIS ALGUMA QUESTÃO?

Pergunte ao seu cirurgião-dentista.

Você deve se sentir confortável e seguro com o seu cirurgião, ele que resolverá qualquer potencial complicação após a cirurgia.

Toda cirurgia tem riscos envolvidos e você deve estar seguro em relação ao procedimento e ao profissional que irá executar, então tire suas dúvidas.

Dra. Rosana de Souza

CROSP - 60.680

Graduada em odontologia 

Pós-Graduação em Ortopedia Funcional dos Maxilares e Ortodontia 

Pós-Graduação em Implantodontia

Especialização em Cirurgia Buco-Maxilo Facial e Traumatologia - USP 

Diretora técnica de Clinica Odontológica Dra. Rosana de Souza onde coordena uma equipe de ortodontistas e clínicos gerais associando especialidades e promovendo reabilitação oral.

Fotos do artigo

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autora

Veja mais

Rosana Souza

Cirurgiã-Dentista

 São Paulo, SP

DRA ROSANA DE SOUZA www.drarosana.com
21 ANOS DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Graduada em odontologia
Pós-Graduação em Ortopedia Funcional dos Maxilares e Ortodontia... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Leia também

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Rosana e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook