Cirurgia de Elevação do Seio Maxilar

  Artigo, 15 de Mai de 2012

Na atualidade podemos considerar a cirurgia de elevação do seio maxilar como um procedimento avançado de cirurgia mas que é necessário na rotina do implantodontista e que vem solucionar o problema de pneumatização do seio maxilar.

Este problema acomete uma grande quantidade de pacientes desdentados por muito tempo na região posterior da maxila e este procedimento torna o volume ósseo disponível para a instalação de implantes.

As técnicas modernas descritas para este procedimento sao consagradas, restando selecionar o melhor material para o preenchimento.

osso liofilizado = osso em pó que misturado a elementos do sangue(PRP) do paciente, é colocado na cavidade do seio maxilar.

Osso autógeno= osso do próprio paciente, removido de área doadora, triturado misturado ao PRP e colocado no seio.

Osso homólogo= osso do banco de tecidos= transplante ósseo.

PRP= plasma rico em plaquetas = coleta-se o sangue do paciente que, submetido a centrifugação, separa as plaquetas,que sao colocadas no seio maxilar, associado ao osso liofilizado ou osso autogéneo.

Escolhido o melhor osso no caso do paciente, o enxerto é colocado no seio maxilar para ganhar altura e espessura para colocação dos implantes.

A instalação dos implantes pode ocorrer no momento da cirurgia em alguns casos ou posteriormente numa reabertura após um período mínimo de 8 meses.

É um procedimento seguro, desde que seja seguido o protocolo para seleção do caso, realizados exames de raio x panorâmico, tomografia computadorizada e exames de sangue de rotina.

O seio maxilar deve estar livre de infecções e o paciente é medicado de acordo com a necessidade com antibióticos e antiinflamatórios.

O procedimento é realizado em um único tempo cirúrgico, com pós-operatório curto e menor risco de complicações para o paciente.

Corretamente realizado, um enxerto ósseo produz um osso vascularização tão bom quanto o natural e, por conseguinte, apropriado para situar implantes.

Fotos do artigo

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autora

Veja mais

Rosana Souza

Cirurgiã-Dentista

 São Paulo, SP

DRA ROSANA DE SOUZA www.drarosana.com
21 ANOS DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Graduada em odontologia
Pós-Graduação em Ortopedia Funcional dos Maxilares e Ortodontia... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Leia também

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Rosana e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook